fev
Mercado

A Twitch é uma plataforma de vídeos ao vivo que ganha cada vez mais adeptos. Se você nunca ouviu falar dela, talvez você já não esteja tão jovem…, mas não tem problema! Aqui, você confere as informações mais importantes sobre ela e alguns motivos para dar atenção à plataforma, se for necessário.

Apesar da referência à juventude, a Twitch na verdade vem mudando muito ultimamente, agregando um público cada vez mais diverso, com idades e preferências mais amplas.

Sem os games, não seria nada

A Twitch começou suas operações em 2005 com o nome de Justin.tv, a partir do nome do criador Justin Kan. Desde o início, a ideia era ser uma plataforma de transmissões ao vivo de qualquer tema, mas foram os gamers que adotaram o espaço para exibir jogos ao vivo e os famosos “gameplays” (em que jogadores mostram como passar fases ou conquistar vantagens em algum jogo).

A mudança do nome da plataforma veio justamente de um termo usado pela comunidade de gamers, mas isso não impediu que seu público se ampliasse. Músicos, designers e cozinheiros estão entre os profissionais que mais aproveitam as lives para compartilhar o trabalho com seus fãs. Atualmente, vem crescendo as comunidades de foco e concentração, ou seja, vídeos ao vivo que reúnem um criador que pretende trabalhar, alternando os momentos de foco com alguns diálogos com o público, criando assim um ambiente propício ao trabalho de quem faz home office.

7 maneiras de melhorar a qualidade dos seus vídeos

Espaço excelente para criadores

Todos os “streamers” que entram na Twitch são considerados criadores (ou creators). Com isso, e por meio de diferentes formas de arrecadação financeira, é possível ter um canal na plataforma e fazer dinheiro com ele. Durante uma exibição ao vivo, o criador pode receber doações do público – sejam elas espontâneas ou por meio de estratégias de divulgação. Outras formas de monetizar o canal na Twitch são com abertura para anúncios e parceria com patrocinadores.

Além disso, a plataforma separa os criadores em diferentes níveis: Streamer, Afiliado e Parceiro, sendo este último o mais alto nível, que leva a diversas vantagens e facilita a monetização.

Como saber se devo entrar na Twitch?

Após conhecer a plataforma, é comum perguntar-se: vale a pena entrar nessa onda? A resposta é a mais óbvia: depende.

Diferente de outras redes, como o Youtube, a Twitch é mais focada em livestream e portanto mais “nichada”: tem menos gente lá, mas são pessoas que realmente querem te ver. Outro ponto a ser considerado é o público mais jovem e o foco na pessoa: canais com nomes de marcas e logotipos não cabem bem nela, e a pessoa que produz o conteúdo “precisa” se mostrar.

Outro fator importante a respeito da plataforma está nas regras para estar nela. Mais exigente com o comportamento dos usuários, a Twitch já baniu pessoas que criticaram a plataforma ou que tiveram um fluxo atípico de doações (possível lavagem de dinheiro?). Em sua política de uso, a plataforma também garante tolerância zero ao discurso de ódio.

Fácil de utilizar, a plataforma é bastante flexível para o uso de softwares terceiros que contribuam com a edição imediata, compartilhamento de tela e outras ferramentas.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts