jan
Artigo

A luz é importante! Muitas produções de vídeo “caseiras”, seja para formatos de TikTok ou Stories, seja para outros canais, podem vir com iluminação ruim. E no caso de marcas que têm uma imagem a zelar, essa iluminação pode ser um problema.

É por isso que o cuidado com a iluminação dos profissionais de audiovisual se faz fundamental nessas horas: eles garantem um vídeo com boa luz, o que traz inúmeros benefícios. Você certamente já deve ter reparado na diferença de vídeos feitos por alguém sem experiência, em comparação com vídeos feitos por marcas com estrutura para contratar profissionais.

Quer entender melhor por que a luz é importante nos vídeos? Confira alguns motivos fundamentais!

1- Demonstra credibilidade e profissionalismo

Vídeos bem iluminados demonstram mais profissionalismo e, como consequência, dão mais credibilidade à marca. Mesmo pessoas leigas percebem a diferença de um vídeo bem iluminado para um cuja iluminação esteja aquém do necessário.

O profissionalismo de uma produção audiovisual faz toda a diferença na criação de credibilidade de uma marca. É claro que um pouco dessa exigência pode ter mudado com o crescimento do fluxo de produção de conteúdo nas redes sociais e a proliferação de canais baseados em vídeos com acabamento descuidado. No entanto, especialmente no que diz respeito a marcas e negócios baseados na confiança do público, a demanda por qualidade nos vídeos se vincula à demanda pela qualidade nos produtos ou serviços.

imagem ilustrativa: Pexels

2- Evita transmitir uma dramaticidade desnecessária

Em filmes e novelas, por exemplo, uma fonte única de luz tem a capacidade de aumentar o teor dramático das cenas. É por meio das sombras criadas por uma única fonte de luz que um filme de terror fica assustador, um filme de ação ressalta a vilania do antagonista, ou um drama ressalta a complexidade de um personagem, por exemplo.

Em um vídeo produzido para as redes sociais, o público interno da empresa, ou clientes que necessitam de vídeos explicativos, uma fonte única de luz não será bem-vinda, porque o drama é um fator que não faz parte do objetivo. Você certamente desejará ter um vídeo explicativo, didático e capaz de atingir o público sem dubiedades, e para isso é preciso uma fonte de luz múltipla, com difusores e outras características profissionais.

3- Transmite informações com mais clareza

Quando a falta de luz não é um problema, as informações transmitidas pelo vídeo são compreendidas com mais clareza pelo espectador. Afinal, ele não precisa forçar a vista para entender uma imagem, ou transferir sua atenção para uma imagem “suja”, por exemplo. Ele permanecerá focado no conteúdo.

A luz é importante nos vídeos, também, porque quando ela está bem, ninguém presta atenção. Podemos comparar com os efeitos visuais de filmes de fantasia: quando são bons, você segue assistindo sem se importar, mas quando são ruins, você passa a prestar atenção neles.

4- Facilita no ajuste de cores na edição e correção de cores

No processo de edição de um vídeo, muitas vezes é necessário corrigir cores e melhorar algumas imagens no software de edição. No entanto, os softwares precisam identificar o máximo de cores e ter o máximo de detalhes da imagem para trabalhar. Ele pode “escurecer” uma imagem que foi “iluminada demais”, mas é muito mais difícil ele “clarear” o que não foi iluminado.

É por isso que uma iluminação de qualidade permite ao editor ter muito mais escopo e possibilidade para trabalhar, facilitando a mudança de um cenário, a realização de um recorte, aplicação de um efeito, e até mesmo a aplicação de filtros de cor.

5- Facilita a aplicabilidade de Inteligência Artificial

Se a luz é importante para o uso de softwares de edição e finalização, o mesmo pode ser dito sobre as novas tecnologias de Inteligência Artificial. A iluminação adequada melhora a visibilidade dos objetos e rostos no vídeo, por exemplo, o que pode ser fundamental em um processo que exija reconhecimento facial. Se o objetivo for fazer uma troca de fala em que a boca de uma pessoa precisa se movimentar de forma diferente, por exemplo, essa mudança não ficará boa caso a cena tenha sido feita com pouca iluminação.

Os programas de IA precisam realizar processos de segmentação de cenas, extração de características (a fim de estabelecer padrões), redução de ruídos (como confusões que as imagens causam), e ainda encontrar consistência nas cores filmadas, o que sempre é mais fácil de extrair quando o vídeo é bem iluminado. Em suma, podemos dizer que a luz é importante porque cria um ambiente propício para que os algoritmos interpretem e manipulem as informações de maneira mais precisa e eficaz.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts