fev
Audiovisual

Nem sempre damos valor ao cenário de um vídeo, mas ele é fundamental para contar uma história. É por meio dos objetos, das paredes e das cores que nós conseguimos preencher as lacunas do que assistimos.

Você sabia que existem teorias a respeito do cenário?

Quando se fala em audiovisual, o estudo do cinema é preponderante. Afinal, o cinema é a base de qualquer produção, mesmo as peças publicitárias mais breves.

De acordo com as teorias do cinema, um cenário pode ser realista (como são na maioria dos filmes), impressionista ou expressionista. Os cenários realistas buscam na realidade de uma região e época em que a obra se passa. Já os cenários impressionistas são calcados na realidade mas buscam apenas transmitir sensações e sentimentos com base nas cores e outras características, como ficaram famosos os filmes de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Luís Buñuel. Por fim, os cenários expressionistas não são calcados na realidade e visam apenas transmitir sensações ou representar locais fantasiosos, exemplificados por filmes como Thor (fantasia) e Dogville (cenário apenas pintado no chão).

O caráter e a história dos personagens

Lembra-se do filme Taxi Driver? Nele, há uma famosa cena que mostra o quarto do protagonista. Bagunçado, com poucos móveis básicos e repleto de variações da cor marrom, ele conta muito da história do personagem. Apenas pelo cenário, é possível entender que ele é pobre, que tem uma vida triste, e que não se preocupa em dar qualquer tom positivo à sua vida.

Essa é uma das principais funções do cenário: acrescentar elementos para contar uma história.

Na publicidade, acontece a mesma coisa, com uma diferença significativa: o espectador não terá duas horas de filme para somar à história, e deverá contar com apenas alguns segundos para preencher as lacunas.

Quer um exemplo?

No vídeo do Whatsapp que divulga a ferramenta de envio fotos de visualização única, vemos o pedaço de uma história de divórcio. Isso é possível de notar já no início, pela cena com uma cozinha desorganizada e garrafas espalhadas.

O cenário que faz parte da primeira cena se soma à mudança que o personagem faz do nome do contato no aplicativo e ao fato de encontrar um cartão da ex-esposa.

Repare no vídeo como uma rápida imagem que tem a cozinha como cenário já contribui para formar o imaginário do espectador e acrescentar o sentimento que a história exige.

O poder que os cenários têm em contar histórias é enorme. Por isso, eles fazem toda a diferença na produção de vídeos.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts