jan
Artigo

Você tem uma estratégia de comunicação? Muitas empresas, na expectativa de produzir mais vídeos para as redes sociais, acabam produzindo coisas a mais, sem refletir muito bem sobre os objetivos, as estratégias e as razões que levam à criação dos vídeos.

É claro: ficamos absortos pela necessidade de volume que o mundo parece exigir de nós. Precisamos postar, postar e postar mais ainda, e mesmo assim os algoritmos parecem não ajudar a entregar nosso conteúdo.

Entretanto, infelizmente a produção constante de vídeos pode não trazer os melhores resultados. Nessas horas, o trabalho de uma equipe que pensa os vídeos dentro da estratégia de comunicação pode fazer toda a diferença, afinal os vídeos precisam estar inseridos na estratégia de comunicação da empresa.

Confira as vantagens de produzir vídeos com estratégia de comunicação.

1- Autoridade e credibilidade

Para ser mais respeitado pelo público enquanto marca, existem determinadas características que precisam ser trabalhadas nos vídeos. Seja na qualidade técnica ou na presença de especialistas, por exemplo, o vídeo precisa ser pensado antes de sua produção. Muitas vezes, é preciso dar foco a um tipo de conteúdo específico ou um modelo de vídeos para fomentar a credibilidade da marca.

2- Acessibilidade

O conteúdo que você produz está acessível ao público? Muitas marcas produzem conteúdo com termos difíceis ou explicações complicadas para o grande público. Uma equipe preparada sabe como tornar aquele conteúdo mais acessível, seja com um texto bem trabalhado, seja com elementos gráficos que auxiliem no processo. Além disso, é claro, elementos como legendas, audiodescrição ou táticas como as hashtags #timelineacessivel são sempre ótimas maneiras de fazer com que os vídeos atinjam ainda mais pessoas.

3- Comunicação interna certeira

A boa comunicação não deve ser apenas com o público externo. A comunicação interna também se faz fundamental para que a equipe se sinta parte do todo, para treinamentos em geral e até mesmo no envio de notícias internas da empresa (incluindo vídeos para eventos internos). Uma marca também deve se preocupar em atingir o público interno e aumentar credibilidade com ele, o que requer estratégias específicas.

4- Turnover (taxa de rotatividade)

Ainda na comunicação interna, os vídeos de treinamento realizados com boa didática e qualidade podem fazer toda a diferença no processo de onboarding (entrada de novos colaboradores). A receptividade ao novo colaborador, bem como o treinamento bem realizado, são condições fundamentais para aumentar a permanência dos novos contratados, o que contribui para reduzir a rotatividade de membros da equipe. Os vídeos de treinamento bem realizados também funcionam para colaboradores antigos!

5- Aumento de leads ou vendas

Seus vídeos terminam com uma “call to action”? O conteúdo deles visa solucionar um problema e levar o público a uma página de venda? Você tem formas de coletar os dados das pessoas interessadas em seu conteúdo e sua marca? Uma das grandes vantagens de produzir vídeos dentro de uma estratégia de comunicação mais ampla, é que isso tende a trazer resultados em vendas ainda mais robustos – e também na coleta de leads. É por isso que, ao produzir vídeos, não adianta fazer apenas “mais um”. É necessário que os vídeos façam parte de um todo.

Na 42 Filmes, os seus vídeos não são apenas “mais um”: são produzidos conforme a estratégias de comunicação e as necessidades da sua marca. Mande um e-mail, peça um orçamento e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts