mar
Artigo

Você consegue compreender a diferença que uma boa edição pode ter na entrega final de um vídeo?

O serviço de edição (ou montagem) é fundamental na produção de vídeos, e pode ser realizado pela mesma equipe que realizou a captação, ou por uma equipe terceirizada. Aqui na 42 Filmes, o serviço de edição é oferecido se forma separada, embora esteja presente nas produções completas, ou seja, naquelas em que também fazemos a pré-produção, captação e outros.

O que muitas pessoas não entendem é como uma boa edição pode fazer toda a diferença na qualidade – muitas vezes, de maneira tão orgânica que parece imperceptível a olhos leigos.

Confira algumas das características que seu vídeo só terá se passar por uma boa edição!

Coesão e fluidez

Uma boa edição garante que um vídeo terá narrativa coesa. Isso porque a edição é responsável por organizar as cenas de maneira lógica e fluida, com cortes adequados e transições suaves entre os planos (ou cortes abruptos, caso o objetivo do projeto seja mostrar cortes rápidos e um sentimento de rompimento, por exemplo). Esse timing é o que contribui para manter a atenção do espectador. Afinal, a edição é chave para que uma produção audiovisual seja envolvente.

Ritmo e emoção

O tipo de edição determina o ritmo de um vídeo, o que influencia diretamente na emoção e energia da produção. Uma mensagem só vai ser transmitida de forma realmente eficaz se a emoção estiver atrelada ao que o vídeo deseja passar, e tanto a montagem quanto a música e as escolhas das cenas a serem exibidas fazem toda a diferença na forma como o público vai se sentir. Você não vai querer ninguém rindo de um vídeo que deve ser emocionante, e nem que o público sinta melancolia em uma peça publicitária empolgante.

Valorização da imagem e do som

Uma boa edição tem o poder de corrigir imperfeições visuais e sonoras, melhorando a qualidade geral do vídeo. Ajustes na cor de uma cena? A edição pode corrigir. Sons desnecessários foram gravados? É na edição que podemos removê-los. O microfone apareceu no cantinho da imagem? O editor pode ajustar o recorte da cena! É claro que um bom vídeo jamais pode ser feito com o pensamento de que “tudo se corrige na pós” (como diz a famosa frase). Mesmo assim, o fato é que edições cuidadosas podem fazer ajustes capazes de mudar totalmente a qualidade final de uma produção audiovisual.

Foco na mensagem chave

 É normal que, ao longo de um projeto, o roteiro e a gravação ganhem ideias repensadas e detalhes que vieram de palpites e sugestões dos participantes: atores que decidem fazer uma cena a mais, roteiristas que acrescentam mensagens “extras”, ou clientes que acham por bem sugerir algo “a mais” na produção. É a edição bem feita que vai poder garantir a prevalência da mensagem chave, bem como o foco do produto final no que “realmente importa”.

Atmosfera e estilo

Diversos elementos de um vídeo garantem seu estilo único ou sua atmosfera principal: as cores do figurino, a direção de arte e escolhas da câmera, entre outros. Mesmo assim, uma boa edição é fundamental para garantir a atmosfera única de uma produção, ou dar foco ao estilo do diretor. Efeitos visuais de qualidade, transições especiais, gráficos e outros recursos criativos podem agregar personalidade à obra, o que será importante para que ela seja memorável e diferenciada.

A boa edição pode transformar o material bruto em uma obra audiovisual impactante. Aspectos narrativos, técnicos e emocionais podem ser afetados de forma positiva por meio da edição.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts