mar
Audiovisual

O uso de cores está em todos os lugares de um vídeo: no cenário, no figurino usado pelas pessoas, nas imagens inseridas (sejam infográficos ou letras de legendas, por exemplo), e até nos filtros ou características de exibição das cores definidos na pós-produção.

Desta forma, um filme pode ter cores mais lavadas ou intensas, imagens mais brilhantes, escalas de cinza, entre infinitas possibilidades que contribuam para contar uma história. Um filme de terror pode ser cinzento e ter cores mais escuras, enquanto um filme de ação que se passa em um país tropical pode ter imagens alaranjadas, por exemplo.

Mas existem algumas funções importantes das cores que podemos estudar.

Confira como as cores podem ser usadas:

1- Para destacar

No clássico filme A Lista de Schindler, a cor é usada no começo, inicialmente, para reforçar que os judeus encontram a cor da vida nas orações, e fazer o paralelo com o restante do filme em preto e branco. No entanto, é na cena em que uma menina de vermelho surge em tela que vemos realmente como a cor destaca um acontecimento: de longe, vemos claramente o caminho percorrido pela menina apenas porque ela se destaca na multidão.

Em produções de vídeo de todos os tipos, tudo que precisa ser destacado deve estar com cores que destoem das outras, de forma a direcionar o olhar do espectador.

2- Para transmitir um sentimento

A psicologia das cores é muito utilizada na publicidade e no cinema. O vermelho transmite ideias de poder, paixão, energia, ambição. O verde está ligado ao equilíbrio, natureza, saúde. O azul mais escuro passa ideias de confiança, ordem, lealdade, calma, sucesso. Tons de laranja ou amarelo transmitem otimismo, alegria, calor. E assim vai.

No entanto, a forma como as cores são usadas nessa transmissão de sentimentos vai depender do contexto e de outros elementos, como o texto e a música.

Na publicidade, o uso de cores costuma ser mais direto, porque há pouco tempo para transmitir uma ideia. Assim, além de usar cores relacionadas à marca, uma peça publicitária precisa seguir pelo caminho mais óbvio. Por exemplo: se a ideia é mostrar uma mudança da tristeza para a alegria, ela deve ir de um ambiente cinzento e nublado para outro muito colorido e ensolarado.

3- Para obedecer à lógica do filme

No filme “Mad Max: Estrada da Fúria”, o tom predominante é de laranja, já que a história de passa em um deserto. À noite, a direção de arte escolheu tons de azul, que representam uma lua bastante clara iluminando o ambiente. No entanto, há uma cena noturna em que algumas personagens carregam uma lamparina que as deixa da cor alaranjada. Na lógica do filme, é como se elas fossem contornadas por uma aura que as deixa mais “especiais”, ou seja, diferentes do ambiente em que estão. Considerando que são mulheres a serem salvas, o filme busca usar essas cores como forma a dar um novo significado a elas. Além disso, as cores laranja e azul são opostas, criando também uma beleza estética na imagem.

No filme “Os Bons Companheiros” (e em muitos outros do cineasta Martin Scorsese), a cor vermelha é muito usada com o propósito de reforçar a ideia de perigo e criminalidade, mostrando que os personagens estão em um “inferno”. Apesar de este ser um sentimento passado pela cor vermelha conforme a psicologia das cores, o que o filme faz é criar um sentido para a cor, mostrando-a sempre quando se deseja reforçar o caminho “do mal” escolhido pelo protagonista.

4- Para reforçar o ambiente

Outro uso muito comum para as cores de um filme ou vídeo está no filtro utilizado para ambientar um local. Se a ideia é reforçar que uma cena ocorre no passado, por exemplo, é comum o uso de tons sépia ou escala de cinza. Se a ideia é alternar entre um local frio com neve e outro quente, faz sentido adicionar um filtro azul na cena fria, e filtros vermelhos no local quente.

O uso de cores também reforça o ambiente quando se trata de evidenciar um ambiente mais caloroso e acolhedor, ou um ambiente frio e triste, por exemplo: e a forma como as cores são mostradas pode estar na iluminação, nas roupas e no cenário.

Entre em contato com a 42 filmes!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts