abr
Mercado

Já falamos diversas vezes sobre vídeos de treinamento aqui no blog da 42 Filmes. Eles ajudam na redução de custos, padronizam o processo, permitem o engajamento e acesso remoto, entre outras vantagens. No entanto, muitas empresas têm dúvidas sobre como atualizar seu programa de treinamento.

Se a sua empresa tem videoaulas gravadas para todos os colaboradores novos ou recém-promovidos, é possível que sejam necessárias algumas atualizações no conteúdo. Talvez porque novas tecnologias foram inseridas, algum processo foi mudado, e talvez até mesmo em função das mudanças no ambiente corporativo.

Vou precisar regravar tudo?

A primeira pergunta que pode surgir é esta: será preciso regravar todas as aulas? Refazer todos os vídeos? A resposta é: apenas se você quiser. Mas não é necessário!

Se um dos propósitos de gravar o treinamento empresarial em forma de vídeo está na economia, a atualização dos vídeos de treinamento pode ser feita de maneira econômica. Assim, basta acrescentar cenas aos vídeos já feitos, reeditando-os de forma a incluir as novas informações, ou acrescentar e remover vídeos inteiros caso seja necessário, sem que o treinamento seja inteiramente regravado.

Se a plataforma de treinamentos da sua empresa tiver vídeos com apresentadores – sejam eles contratados ou colaboradores da empresa – talvez você queira repetir as mesmas pessoas. Isso poderá gerar um “estranhamento” em quem for assistir o vídeo atualizado, pois será visível que o tempo se passou. No entanto, não há necessidade de “esconder” a atualização: ela pode ser identificada com um letreiro, ou apenas perceptível no vídeo. Geralmente, esse tipo de mudança não afeta tanto o espectador.

Como atualizar os vídeos de treinamento

Podemos estabelecer que a atualização das aulas pode ocorrer da seguinte forma:

1- Identifique os pontos que devem ser cortados ou atualizados com base nas mudanças de processo e nas diferenças entre a realidade da empresa atual e como era no período em que o treinamento foi desenvolvido.

2- Determine o roteiro e o tipo de atualização que será realizada. Serão novas cenas acrescentadas? Novos vídeos a serem incluídos? Procure pensar em como as informações serão combinadas e conectadas, e se haverá mudança nos números das aulas e dos módulos, caso sejam divididas desta forma.

3- Encontre a melhor maneira de apresentar as novas aulas: se terão o mesmo apresentador ou apresentadora, se seguirão outro estilo (como uma animação, por exemplo).

4- Após a produção dos vídeos, atualize a plataforma de treinamentos e confira se a sequência de aulas está devidamente compreensível aos futuros alunos.

Confira mais sobre a produção de videoaulas da 42 Filmes!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts