nov
Mercado

Você já ouviu falar de produção virtual? Este é o termo usado para dar nome aos painéis de LED que podem ser utilizados como cenários de produções variadas (de videoclipes a filmes, passando pela publicidade), e que substituem de forma mais vantajosa os fundos verdes que são preenchidos na pós-produção com CGI – famoso Chroma Key.

Isso significa que, em vez de colocar personagens para interagir com cenários de uma única cor, que serão preenchidos apenas na pós-produção, a produção virtual permite que a imagem seja inserida no mesmo momento, como uma grande “janela” para o cenário.

E quais os benefícios da produção virtual?

Além de permitir que os atores vejam como será a ambientação na mesma hora, facilitando a atuação, há diversas outras vantagens ainda maiores. Uma delas está na fotografia: é possível fazer ajustes de iluminação das pessoas e dos objetos em cena, de forma a encaixá-lo ainda mais no cenário.

Há uma mudança importante: os cenários de LED modificam o workflow da produção de vídeo, já que elementos que antes eram feitos na pós-produção passam a exigir atenção durante as filmagens, ainda que a pós continue fundamental. Além disso, os painéis, por serem virtuais, podem contar com equipes de direção de arte trabalhando remotamente.

Por falar em trabalho remoto, a redução de custos da produção virtual pode se tornar muito grande, visto que os painéis de LED podem reduzir a necessidade de viagem da equipe a uma locação – e por isso essa tecnologia cresceu tanto durante a pandemia de Covid-19, quando as viagens se tornaram quase impossíveis.

Grandes estúdios já utilizam essa tecnologia

A Paramount, ABC e Sony já são grandes estúdios que aplicam a produção virtual. Além dos benefícios para a produção em si, uma reportagem da Bloomberg aponta que 51% da emissão de carbono de uma produção audiovisual está relacionada ao transporte, o que reforça a contribuição da tecnologia para as questões de sustentabilidade.

Entre os filmes e séries que utilizaram a tecnologia de produção virtual, estão The Mandalorian, do Disney+ (considerado um marco no uso da tecnologia), Star Trek: Discovery, Avatar: O Caminho da Água e o último filme do Batman.

Vale ressaltar que obviamente há limitações tecnológicas, e muitas produções com orçamento maior podem ver vantagens em filmar em locações, pois há elementos que continuam não conseguindo ser tão realistas.

No entanto, um outro fator se mostrou bastante importante na “batalha” da produção virtual contra o cenário real: produções com esta tecnologia conseguiram retomar suas filmagens muito mais rapidamente após as restrições da pandemia, em comparação com as produções que necessitam combinar viagens da equipe. Em 2023, a retomada das filmagens após a greve de atores em Hollywood vive a mesma situação.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts