nov
Artigo

Quer estimular as vendas da sua empresa? A produção de conteúdo constante nas redes sociais pode se tornar um desafio para muitas marcas, dependendo do seu negócio. Que tipo de conteúdo pode ser produzido? Para qual plataforma?

O primeiro passo, claro, é definir onde o público está, bem como quais conteúdos fazem sentido para as diferentes plataformas – embora seja possível adaptar um mesmo conteúdo para diferentes formatos.

Independentemente disso, trazemos aqui alguns tipos de vídeo que podem ajudar a ampliar o conteúdo apresentado pela sua marca (ou seus clientes).

making of – 42 Filmes

1- Tutoriais

Sua loja online vende produtos que exigem algum conhecimento prévio de instalação? Ou, talvez, sua marca esteja com algum lançamento específico que exija prática. Ou então seus alunos/clientes podem precisar aprender a lidar com um novo software.

Nestes casos, um vídeo em formato de tutorial pode ser uma ótima pedida! Alguns desses vídeos são captações da tela de computador com um passo a passo, enquanto outros são comandados por um apresentador que monta determinado produto. O importante é que o público possa acompanhar no vídeo como operar aquele produto, e assim melhorar sua experiência, ou até mesmo realizar a compra por se sentir mais seguro no uso dele.

2- Análises de lançamentos

Chegou um novo produto na loja? Há uma nova versão de um software? Diferente do tutorial, a análise é um comentário pessoal e subjetivo de alguém que utilizou o novo produto. Nesse tipo de vídeo, os benefícios (e eventuais pontos negativos) são mostrados e comentados de forma a guiar o público-alvo a refletir se a compra vale a pena (ou não) para seus interesses. Afinal, tão benéfico quanto fazer a venda a quem necessita de um produto é evitar que clientes criem expectativas erradas a respeito dele.

Nesse tipo de vídeo, a parceria com influenciadores da área pode ser uma forma importante de garantir que a análise venha de alguém “de fora”. Em redes sociais como o Instagram, por exemplo, é possível postar vídeos em forma de ‘collab’, com dois perfis assinando a publicação.

3- Entrevistas

Todo nicho possui temas diversos que o circundam, e sempre é possível aprender mais sobre eles com especialistas e pessoas que trabalham na área. Uma editora que vai lançar livros de sobre poesia, por exemplo, pode fazer entrevistas com um especialista. Enquanto isso, uma marca de maquiagem e produtos de beleza pode tirar dúvidas com uma dermatologista.

Conversas com pessoas que podem agregar conhecimento são sempre bem vindas, e a entrega desses vídeos gera autoridade e traz ainda mais confiança do público para a marca – o que vai estimular as vendas. A produção do vídeo pode ser realizada presencialmente, mas é claro que as lives, com entrevistados em conexão remota, também são ótimas opções.

imagem ilustrativa (Pexels)

4- Vlog

O formato Vlog continua tendo o grande poder de fazer o público imergir em uma determinada situação. Assim, uma agência de intercâmbio pode produzir o dia a dia de um aluno em uma escola internacional. Uma marca de roupas pode fazer um vídeo em formato vlog, com uma modelo, em um evento de moda. Uma fábrica também pode usar este formato para mostrar sua linha de produção, ou alguma etapa dela.

Apresentadores contratados, pessoas da equipe ou influenciadores em parceria são algumas das opções de quem pode ser o protagonista do vlog. O importante é que o vídeo seja bem realizado e tenha uma edição cuidadosa.

5- Conteúdo de estilo de vida

Às vezes, produzir vídeo com conteúdo relacionado à área do negócio, mas que não necessariamente faça uma venda direta, pode ser uma ótima forma de trazer mais engajamento e confiança do público. Uma empresa produtora de flores, por exemplo, pode produzir vídeos de jardinagem e cuidados com alguns tipos de flores e plantas, buscando apenas estimular o amor das pessoas por esse tipo de hobby. Podemos também citar o exemplo da marca Red Bull, que produz bebidas energéticas, mas se destaca por estimular e produzir conteúdo relacionado a esportes – algo ligado de forma indireta ao consumo da bebida.

Vale a pena se perguntar qual mercado ou paixão pode beneficiar a venda dos seus produtos ou serviços, e produzir conteúdo que se relacione a esta área, mesmo que de forma tangencial. Isso vai estimular as vendas num prazo mais longo.

.

Quer produzir mais conteúdo em vídeo? Entre em contato com a 42 Filmes!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts