fev
Artigo

Então você está querendo publicar mais vídeos nas redes sociais, certo? Seu canal do Youtube precisa ficar mais movimentado? Seu Instagram precisa de mais “reels”? Existem algumas formas criativas de transformar conteúdo em vídeo, ou seja, adaptar conhecimentos já publicados em forma de texto, para o formato de audiovisual.

Como sabemos que a produção em forma de vídeo é fundamental para aumentar o engajamento e obter retenção do público, é claro que publicá-los com frequência vai contribuir para que melhore a percepção da marca, a entrega de conteúdo, e até mesmo a interação da audiência nas redes sociais (e outros ambientes online).

Existe o mundo ideal e o mundo real!

A gente sabe que, no mundo ideal, a produção de vídeos seria inteiramente dedicada à captação de imagens de alta qualidade com técnica perfeita e equipes inteiramente designadas a esse setor. Mas nem toda empresa pode se dar a esse luxo. E isso não significa que você não deva publicar o que for possível.

O mundo real é o que está diante de nós. Você tem conteúdo, então faça o que for possível com o que está em suas mãos.

Como transformar conteúdo em vídeo? Veja dicas:

Resuma informações em sequências de “slides”

Dicas, listas e resumos de textos podem ser adaptados para uma breve apresentação. Você pode começar pelo seguinte questionamento: “como essas informações ficariam em uma palestra?”. Em seguida, transforme em uma apresentação e depois edite em um vídeo de dicas. Existem aplicativos, como o CapCut, que permitem fazer isso com facilidade, além de ser possível editá-los diretamente no Instagram ou TikTok.

Faça cortes dos treinamentos, lives e webinars

Se a sua empresa realiza algum tipo de transmissão ao vivo, seja como treinamento ou debates abertos, que tal publicar trechos destes tipos de conteúdo? No processo de transformar conteúdo em vídeo, é possível adaptar conferências e transmissões, ou até mesmo entrevistas para canais de terceiros, e publicar pequenos trechos. Coloque legendas que ajudem o público a entender de onde vem o trecho.

Até mesmo reuniões internas podem ser adaptadas desta maneira! É claro que, quando a empresa grava um treinamento para a equipe de forma remota, ou quando uma reunião é gravada, boa parte do conteúdo será confidencial. No entanto, se você procurar, pode encontrar trechos que podem ser divulgados como parte da produção de marketing de conteúdo – se um colaborador usou a reunião para explicar o funcionamento de um software para o restante da equipe, por exemplo.

Vídeo antigo? Utilize apenas as imagens

Vamos supor que, em algum momento do passado, você realizou filmagens de um evento ou da empresa em geral. Essas imagens são suas, e estão guardadas, ou já foram publicadas no vídeo institucional. Mesmo assim, você pode reutilizá-las em outra ordem ou como forma de preencher lacunas de um outro vídeo!

Assim, na hora de editar um vídeo de depoimento ou que explique a respeito de um novo produto, aquelas cenas do escritório ou das instalações da empresa podem ser reaproveitadas, por exemplo.

Faça captação em longo prazo

Por fim, e considerando que a realidade não seja exatamente o “mundo ideal”, sua empresa pode programar a captação de imagens de forma gradativa, mensalmente, para construir uma base de vídeos que auxiliarão, no futuro, a produzir mais conteúdo.

Se não tem como produzir conteúdo exclusivo para muitas semanas, você pode dividir algum tipo de conteúdo em pequenas etapas. Faça a captação de uma parte do institucional, por exemplo, e utilize as imagens em uma produção prévia. Depois, antes de finalizar, aproveite apenas os depoimentos de clientes em um vídeo específico, por exemplo. Aos poucos, você terá uma gama de imagens relacionadas à sua marca que poderão ser reunidas de forma criativa.

Quer saber mais? Fale com a 42 Filmes!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts