jan
Audiovisual

Sempre que se faz um vídeo, existem infinitas possibilidades de filmar pessoas e coisas. Afinal, cada escolha feita pode mudar a forma de se enquadrar uma pessoa ou objeto em uma cena. A lente, o ângulo escolhido, a luz e o posicionamento do objeto são apenas algumas das escolhas que fazem com que cada filmagem seja diferente.

Uma forma de compreender como um filme pode ser feito é procurar roteiros de filmes famosos na internet: leia as primeiras cenas e tente imaginar o filme na sua cabeça. Depois, assista ao filme e veja como o diretor fez escolhas, e você verá que elas provavelmente mostram coisas diferentes do que você pensou!

Um dos fatores que fazem toda a diferença é o enquadramento que o diretor escolhe! Isso acontece porque, a cada escolha de um diferente ângulo de câmera, o vídeo evoca sentimentos e sensações completamente diferentes.

Conheça mais termos técnicos do audiovisual AQUI

Por isso, é importante pensar sobre alguns dos principais tipos de enquadramento, e quais significados podemos obter de cada forma diferente de filmar pessoas.

*Atenção: neste texto, apresentamos algumas maneiras de filmar. Tecnicamente, existem diferenças entre os termos “enquadramento” e “plano“, mas não vamos fazer essa diferenciação neste momento, a fim de facilitar a compreensão.

Plongée

cena do filme Moonrise Kingdom

O termo significa “mergulho” em francês e denomina um posicionamento em que a câmera está “vendo o personagem de cima”. A ideia desse tipo de filmagem é deixar a pessoa em tamanho menor ou em condição de “inferioridade”. Geralmente, diretores de filmes escolhem o plongée para mostrar que um personagem está ameaçado ou com menos poder – embora isso dependa do contexto.

Para que seja feito um “plongée”, basta que a câmera esteja acima do personagem e virada para baixo. Portanto, existem diversos níveis desse enquadramento, sendo que o ponto máximo dele é chamado de “plano zenital”, já que é quando a câmera está no topo do cenário, mirando para o chão em um ângulo de 90 graus.

Contra-plongée

cena do filme Bastardos Inglórios

Como você pode imaginar pelo nome, o plano filmado em “contra-plongée” é o oposto do plongée, ou seja, quando a câmera está abaixo da linha do olhar de um personagem. O significado desse enquadramento geralmente é de engrandecer um personagem e mostrá-lo como poderoso ou superior ao seu oponente. É muito comum que grandes vilões sejam filmados desta maneira, já que a ideia é evidenciar o quanto eles podem ser ameaçadores.

O contra-plongée também tem “níveis”, e pode ser filmado quase do ponto de vista do chão, ou seja, bem abaixo da linha dos olhos do personagem. No entanto, quando muito “exagerado”, o contra-plongée pode perder o impacto e simbolizar muito mais um “incômodo” no espectador do que a superioridade do personagem.

Plano aberto

cena do filme Três Homens em Conflito

Damos o nome de plano aberto a toda filmagem que está bem afastada do personagem, permitindo que o espectador veja tudo ao seu redor: a paisagem, o ambiente de uma casa ou qualquer outro cenário. A pessoa filmada geralmente aparece pequena em meio a todo o cenário.

Chamado também de “long shot”, esta opção de filmagem pode ter vários significados. O mais comum é situar o espectador no ambiente e mostrar o local onde se passa a ação. Outro significado de um plano aberto pode ser para mostrar a solidão ou vulnerabilidade de um personagem.

Primeira pessoa

cena do filme Elon Não Acredita Na Morte

Por fim, o plano em primeira pessoa é aquele que mostra o ponto de vista do personagem. Famoso em filmes de terror, quando “caminhamos” junto com o personagem amedrontado a fugir por um corredor mal assombrado, esse enquadramento também pode receber esse nome quando vemos apenas a “nuca” do personagem: a câmera acompanha o andar da pessoa em um determinado cenário, naquilo que se chama, em inglês, de “over the shoulder” (sobre os ombros), e que também é usado para mostrar pessoas conversando e interagindo.

O objetivo deste enquadramento é conectar as pessoas que assistem ao filme com o personagem. Afinal, se estamos caminhando junto do protagonista, é como se estivéssemos vestindo a pele dele. Ele também pode ser um enquadramento misterioso: se o diretor optar por não mostrar o rosto da pessoa em nenhum momento, podemos ficar em dúvida sobre quem realmente é o personagem, ou sua aparência.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts