dez
Audiovisual

Talvez você já tenha visto alguma empresa produzir uma animação para vídeo institucional. Embora muitas marcas prefiram filmagens tradicionais, a animação tem sido uma saída interessante – que já comentamos por aqui. Até mesmo treinamentos corporativos podem ser feitos por meio do uso de desenhos.

Existem diversas técnicas de animação que podem ser utilizadas, e que você certamente já viu em algum filme nos cinemas ou plataforma digital. Recentemente, comentamos sobre a animação stop motion aqui no blog, mas existem três outras que são mais práticas de se produzir, portanto mais comuns em produções institucionais de diferentes marcas.

Confira os tipos de animação para vídeo institucional e considere algum tipo para a sua marca!

Animação tradicional ou 2D digital

A animação tradicional é exatamente a que você está imaginando: a dos desenhos clássicos da Disney ou todos aqueles que passavam na TV até os anos 1990, e que mesmo hoje continua presente em todos os lugares.

A diferença entre a animação tradicional e o chamado “2D digital” é basicamente o uso da tecnologia para evitar múltiplos desenhos de uma mesma cena. Assim, se antes os desenhistas demoravam dias para fazer uma animação como a da Branca de Neve ou do Pinóquio (para citar apenas exemplos clássicos). Nas animações com tecnologia digital, os programas de computador são responsáveis por dar movimento aos desenhos, deixando tudo a cargo dos softwares e praticamente mais nada para o lápis e papel.

Confira um exemplo de vídeo com animação 2D (e elementos de motion graphics, que veremos abaixo):

Animação 3D

Você sabia que a primeira animação 3D foi feita no Brasil? O longa-metragem Cassiopeia foi realizado com pouca verba, muita dedicação e pouca divulgação. No mesmo ano de seu lançamento, a Pixar lançava o primeiro Toy Story, que obviamente ofuscou o filme brasileiro.

Desde então, as animações geradas por computador e com os personagens e cenários em três dimensões se desenvolveram a ponto de gerar imagens que parecem ter sido filmadas, de tão perfeitas.

Hoje em dia, a animação 3D pode ser produzida com facilidade, e tem o poder de gerar identificação e criar personagens carismáticos. No vídeo abaixo, produzido pela plataforma de mensagens corporativas Slack, confira como foram exploradas as texturas e o humor dos mascotes criativos.

Motion graphics

Por fim, o formato motion graphics é perfeito para quem busca uma animação para vídeo institucional. Mais acessível, rápido e prático de produzir, o tipo de animação basicamente coloca um grafismo em movimento, ou seja: pega figuras e elementos desenhados e os movimenta de maneira simples, apenas com o objetivo de ilustrar conceitos e ideias muitas vezes abstratas.

Abaixo, além de um exemplo internacional da MMC (uma ONG canadense chamada “Makers Making Change”), e depois veja duas produções da 42 Filmes para os clientes Starret e Sítio Kolibri.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts

2 comments on “3 tipos de animação para vídeo institucional”

  • Como contratar uma produtora de vídeo – 42 Filmes

    […] hora de contratar uma produtora para o seu evento? Ou você precisa escolher alguém para criar seu institucional? Talvez você precise melhorar a produção de […]

  • 5 vídeos do portfólio da 42 Filmes – e o que aprendemos com eles!

    […] técnica de animação do tipo “motion design”, o vídeo sobre o processo da entrega de flores nas casas é um formato […]

Comments are closed.