set
Audiovisual

O período eleitoral costuma ser intenso e repleto de mudanças para quem o acompanha. Os candidatos têm algumas semanas para apresentar suas propostas, atingir o eleitor e provar que são a melhor opção entre todos.

Além disso, a área da política traz assuntos muitas vezes espinhosos, e que mexem com emoções e questões profundas da sociedade, já que envolvem a escolha de representantes que vão tomar as decisões mais importantes, capazes de influenciar em praticamente toda a nossa rotina.

O processo da campanha eleitoral passa pela produção de vídeos de campanha, veiculados na TV tanto no horário especial destinado a isso quanto nas inserções comerciais (além dos muitos que são transmitidos na internet).

E mesmo com todas as complexidades do período, é possível aprender sobre a importância do audiovisual nas campanhas políticas. Para isso podemos dividir alguns aprendizados em tópicos.

Confira o que podemos aprender sobre vídeos com as campanhas políticas:

A música é muito importante

Repare nos vídeos dos candidatos a cargos como Governador e Presidente. Você verá que eles utilizam a música da trilha sonora como forma de gerar identificação rápida e direcionar as emoções do espectador: a música de fundo costuma ser o mais impactante possível, seja para trazer emotividade ou alegria. Além disso, os famosos “jingles” de campanha provam a força da música para engajar um público com rapidez, e fazê-lo memorizar números e nomes.

Qualidade da imagem

Os vídeos das campanhas políticas costumam trazer imagens muito nítidas e com cores vibrantes. A qualidade da iluminação dos vídeos não tem espaço para variações ou a criatividade que vemos em filmes no cinema: é preciso exibir tudo de forma clara e chamativa. Acima de tudo, repare que as principais campanhas políticas abusam das cores do candidato (ou do partido) e vão direto ao ponto.

Palavras são mais importantes do que parecem

Repare nas campanhas dos diferentes candidatos e candidatas. Aqueles com mais apelo entre os religiosos certamente vão falar mais de Deus, enquanto um candidato com boa conexão com as mulheres vai utilizar palavras como “mãe”, “dona de casa”, “trabalhadora”. Candidatos focados no empresariado certamente vão usar termos diretos na hora de fazerem propostas como “reduzir impostos” e “estimular a economia”.

Saber quais palavras o seu público quer ouvir é primordial em qualquer estratégia, mas nas campanhas políticas é ainda mais. Além disso, se você acompanhar de perto as pesquisas eleitorais, vai ver que os candidatos mudam as palavras e os discursos conforme as pesquisas indicam o eleitorado em que ele pode crescer, ou o grupo que ainda não se conectou com suas ideias. É por isso que temos o tópico a seguir.

Pesquisas são fundamentais

As pesquisas eleitorais não mostram apenas qual candidato está à frente da corrida eleitoral, ou quais serão os candidatos a disputar o segundo turno: elas mostram muito mais. Geralmente, os detalhes são tão importantes quanto as porcentagens gerais: qual o candidato preferido dos homens? E das mulheres, das pessoas mais pobres ou mais ricas? Quais estados têm mais eleitores de um ou de outro candidato? Os recortes são muitos, e eles norteiam absolutamente tudo: o tipo de roupa que o candidato vai utilizar, a forma como ele vai falar para conquistar determinado grupo, além das palavras a utilizar e até das cores mais importantes.

Por isso, ao determinar o roteiro dos seus próximos vídeos, é importante tentar entender melhor do seu público-alvo (e se não puder fazer pesquisas detalhadas, os dados dos Insights do Facebook ou Instagram já ajudam bastante).

*imagens ilustrativas

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts