jan
Audiovisual

Que tal melhorar os vídeos da sua empresa?

Não importa que tipo de vídeo a sua empresa produz. Pode ser que o seu negócio exija produções rotineiras para as redes sociais, mas pode ser que sua marca exija apenas um canal no Youtube com algumas publicações! E pode ser que sejam eventos, reviews de produtos, ou marketing de conteúdo. O fato é que existem formas de tornar essa produção audiovisual melhor, incluindo o caso de produção de um vídeo institucional.

Pensando nisso, decidimos listar algumas medidas que podem melhorar os vídeos, não importa o contexto da produção. As dicas podem valer tanto para a equipe de produção interna quanto para a produtora contratada.

(imagem em destaque: Envato – ilustrativa)

1- Cenário mais iluminado

Sabe aquele formato de vídeo tradicional para internet, em que uma pessoa fala para a câmera? Um cenário bem iluminado pode fazer toda a diferença. Por isso, investir em uma boa iluminação pode aumentar a percepção de qualidade dos vídeos por parte do público espectador.

2- Treinamento de dicção e oratória

Tanto em vídeos constantes quanto em institucionais, é muito provável que pessoas da equipe precisem falar para as câmeras. Entrevistas são fundamentais em vídeos institucionais, e muitas vezes os vídeos a serem publicados nas redes sociais terão a presença de diretores e líderes. Se essa presença pode perdurar, talvez seja uma boa iniciativa estimular uma fala mais articulada, que facilite a comunicação. Assim, melhorias na dicção e oratória podem ser excelentes medidas para melhorar a comunicação.

imagem: bastidores 42 Filmes

3- Movimentos criativos de câmera

Inovar nos movimentos de câmera pode ser uma ótima pedida para ter vídeos mais criativos. Diretores e produtores de vídeo geralmente querem ser criativos e sabem o que pode ser feito para melhorar os vídeos e deixá-los mais dinâmicos. Nem tudo precisa ser câmera estática.

4- Cortes diferentes

Da mesma forma, nem todos os cortes precisam ser secos e rápidos. Na edição de um vídeo, os cortes podem ser transições mais lentas, e pode haver os chamados “match cuts”, que conectam elementos de uma cena para a outra. Além de deixar o vídeo mais criativo, esse tipo de corte pode prender mais a atenção do público.

imagem ilustrativa

5- Uso de equipamentos como o “steadicam” e a grua

Para realizar cortes e movimentos de câmera diferentes, é bem possível que seja necessário o uso de equipamentos que favoreçam esses momentos de criatividade. Neste caso, o steadicam, que permite filmar com a câmera na mão sem que ela fique “sacolejando”, bem como a grua, que ajuda a fazer movimentos de aproximação e afastamento, podem ser boas aquisições.

6- Mais tempo de pré-produção

É muito comum que algumas empresas deixem para acertar os detalhes de uma filmagem no dia da chegada da equipe. Só então vão pensar no cenário que será utilizado, nas roupas que combinam melhor com a marca, entre outras coisas. Nossa sugestão é ter mais tempo de pré-produção. Uma visita prévia da equipe de filmagens pode fazer toda a diferença para o planejamento. Aproveite e busque melhorar o espaço que será filmado, defina as roupas, o horário com a melhor luminosidade etc. O importante é pensar nas medidas a serem tomadas antes filmagem com dias de antecedência, para evitar contratempos.

7- Dedicar mais da agenda das pessoas

Sabemos que o dia a dia em uma empresa é cheio de afazeres e compromissos. É comum que o CEO tenha apenas alguns minutos para dar uma entrevista, ou que líderes precisem abandonar gravações para participar de reuniões. No entanto, quanto maior for o tempo de gravação, mais a equipe de filmagem terá tempo para regravar o que for preciso, ajustar iluminação, entre outras medidas. Assim sendo, procure deixar a equipe totalmente focada nas filmagens, sempre baseando-se no planejamento da equipe de audiovisual. Essa medida certamente vai melhorar os vídeos da sua empresa.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts