jun
Audiovisual

A produção de videoaulas é uma realidade em inúmeros tipos de empreendimento. Não apenas faculdades e institutos de ensino, mas também agências, instituições bancárias e até mesmo indústrias podem encontrar a necessidade de gravar cursos e treinamentos.

A produção de videoaulas é uma das melhores formas de garantir a unidade de um treinamento ou curso, equilibrar os custos de uma instituição, e ainda obter bons resultados em longo prazo. Para isso, cada videoaula necessita de muito cuidado e qualidade em sua produção.

No entanto, alguns fatores são fundamentais para que uma videoaula seja realmente boa, trazendo assim retorno em curto, médio e longo prazo. Entenda alguns deles:

1- Iluminação

Nunca pense que a boa iluminação de vídeo é algo supérfluo. Uma boa iluminação é fundamental para que a imagem tenha apelo e receptividade do público que vai aprender com a videoaula. Existem técnicas que evitam a formação de sombras escuras, e que mantêm o tipo de imagem mais formal (ou informal), conforme a necessidade.

Acredite: uma videoaula mal iluminada pode reduzir o interesse dos alunos ou treinandos, o que tende a dificultar o processo de aprendizagem. Além disso, a qualidade técnica de um vídeo é fortemente vinculada à iluminação, por isso uma boa técnica de luz tem o poder de mostrar mesmo aos mais leigos que trata-se de uma produção profissional de alto nível.

2- Cenário

Os elementos mais simples podem funcionar como um bom cenário para uma videoaula. Pode ser apenas uma sala com poucos móveis, ou livros em uma estante. Talvez o melhor cenário, no seu caso, seja apenas um fundo com uma cor que combine com o tema. Em algumas situações, o professor se sente melhor em um ambiente de sala de aula, com uma lousa à disposição e inserida no enquadramento do vídeo.

Em alguns momentos, o fundo pode estar completamente desfocado, mas se ele oferece uma variação de cor à imagem, já traz muitos benefícios.

O importante, neste caso, é ocupar os espaços da tela e garantir comodidade aos olhos. Especialmente em aulas longas, é fundamental que a imagem tenha boa qualidade – já que a qualidade baixa tira a concentração de quem assiste a um vídeo.

3- Som

Ouça um áudio de Whatsapp ruim e repleto de ruídos por 30 segundos, e você não vai se importar. Mas basta ficar mais de alguns minutos com ruídos, som baixo ou outro tipo de problema para que aquilo comece a incomodar.

A qualidade do som é fundamental em uma videoaula, bem como em qualquer vídeo que busca falar com as pessoas. Portanto, a escolha de um bom microfone – seja de lapela, condensador ou dinâmico – é fundamental. Além disso, é por meio do som que a maioria das informações será passada, o que demanda que essa transmissão seja mais “limpa” possível.

4- Roteiro e didática

Dos fatores fundamentais em uma videoaula, o roteiro é a primeira coisa a ser feita em um projeto. Defina quais informações serão passadas e de que forma isso será feito. A ordem das informações, assim como a divisão dos temas e assuntos em diferentes aulas/vídeos também fazem toda a diferença para formar uma boa aula.

No momento da gravação, a didática do professor é de suma importância. Não importa se a pessoa a falar no vídeo é um profissional contratado para enunciar o treinamento ou um colaborador da equipe, detentor do conhecimento. De alguma forma, ele deve saber informar e educar o público com habilidades de comunicação.

5- Oratória e simpatia

Por fim, vale ressaltar a importância da simpatia e da capacidade de oratória do professor a ministrar a videoaula. Por mais seriedade que o assunto tenha, todos buscam leveza quando estão estudando. Por isso, a simpatia e a forma com que o “professor” se dirige ao público é determinante para a qualidade da videoaula.

A 42 Filmes tem a produção de videoaulas como um de seus principais serviços oferecidos. Entre em contato!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts

2 comments on “5 fatores fundamentais em uma videoaula”

  • Videoaula para concurso – como fazer? – 42 Filmes

    […] a produção técnica é muito importante. Aqui no blog da 42 Filmes, já comentamos a respeito de questões técnicas, como iluminação, cenário e som. O uso de elementos gráficos e materiais alternativos também […]

  • Iluminação de vídeo: 3 coisas que você precisa saber – 42 Filmes

    […] é preciso ser um grande entendedor de audiovisual para saber que a iluminação é um fator fundamental na qualidade do vídeo. Assim como ninguém quer assistir a uma cena escura, ninguém deseja ver […]

Comments are closed.