maio
Audiovisual

São muitas as possibilidades para uma empresa quando o assunto é audiovisual. Os formatos de vídeo que podem ser produzidos variam conforme diversos fatores, como público-alvo e objetivo, além da situação financeira da empresa.

No entanto, engana-se quem acha que vídeos precisam de altos investimentos! É possível desenvolver produções bem elaboradas com custos reduzidos, já que muitos empresários costumam superestimar os gastos com a produção de vídeos. Além disso, sempre é possível encontrar soluções.

E as soluções podem se encontrar na lista que preparamos para você! São formatos de vídeo possíveis para diferentes momentos da sua empresa, e que talvez você nunca tenha pensado.

black flat screen computer monitor

Montagem com cenas gravadas e fotos

Quer engajar mais pessoas nas redes sociais? Ou vai fazer alguma apresentação simples (seja interna ou externa) em um evento? Estas são algumas das situações em que uma montagem bem editada pode ser feita. Homenagens, resumos de apresentações e diversos tipos de postagem em redes sociais, muitas vezes, não demandam tantos detalhes: basta selecionar as imagens em fotos.

Em alguns casos, o uso de imagens estáticas pode ser incluso dentro de um vídeo, especialmente quando ele tem uma intenção de ser técnico, por exemplo. Geralmente, é possível colocar a foto em um leve movimento para dar dinâmica ao vídeo.

Institucional sem texto

É claro que um vídeo institucional completo provavelmente vai precisar de um texto com locução, ou alguém apresentando a empresa. Mas de vez em quando um vídeo sem texto pode funcionar muito bem, como na página de entrada do site ou para ser exibido em um sistema interno – além de divulgação nas redes sociais, é claro!

Abaixo, você pode conferir dois vídeos produzidos pela 42 Filmes que não tem nenhum tipo de locução. O primeiro, da barbearia Homem Barbado, mostra o diferencial no atendimento da casa. O segundo, produzido para o Sítio Kolibri, conta com todas as etapas de produção dos vasos de orquídea, mesmo que sem detalhes de informações, ou seja, com foco apenas na imagem.

Entrevista com CEO

O CEO ou presidente da empresa pode ser entrevistado esporadicamente para diferentes tipos de vídeo. Informações oficiais, detalhes a respeito dos próximos passos da empresa e outros tipos de mensagens podem ser gravados com facilidade e sem grande necessidade de produção.

Assim, se a empresa necessita transmitir alguma mensagem e não pode elaborar algo complexo, é possível fazer um resumo a ser apresentado por quem ocupa o mais alto cargo. É importante prezar por uma boa iluminação e um cenário adequado (geralmente a sala da presidência é suficiente), além de uma boa qualidade de som.

Tente fazer esse tipo de vídeo mais vezes: eventos e até mesmo novidades corriqueiras podem ser comentados em produções do tipo.

Ação da empresa

Sua empresa realizou ou participou de um evento? Promoveu doações ou algum tipo de ação social? Realizou algo diferente do cotidiano? Recebeu visitas de estudantes ou outro grupo? Garanta que essas atividades sejam gravadas, mesmo que pelos próprios participantes com seus celulares (preferencialmente com imagens na horizontal). Se puder, faça a captação com câmeras profissionais!

Depois, você terá materiais importantes que podem ser editados, seja para divulgação da empresa, seja para registro ou utilização em vídeos futuros.

Momentos de descontração

A equipe participou de uma brincadeira? Realizou alguma viagem de campo? Ou fez a famosa festa de confraternização de fim de ano?

Esse tipo de atividade costuma gerar cenas divertidas e que demonstram pontos positivos relacionados à empresa. Ter momentos como estes registrados também pode facilitar na hora de publicar conteúdo em vídeo nas redes sociais, ou inserir nos vídeos institucionais, por exemplo. As fotos, é claro, podem entrar em montagens (conforme citamos no primeiro item deste artigo!).

O segredo é estar sempre atento ao que pode ser registrado, e como esses registros podem fazer parte da produção audiovisual da organização.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts