dez
Audiovisual

Com o Natal chegando, surge aquela ideia de produzir um vídeo de Natal para a empresa. Não importa o seu segmento: uma produção para as redes sociais ou para veiculação interna são sempre uma ótima ideia.

Enquanto algumas empresas preferem produzir um vídeo de Natal voltado aos clientes, com clima de campanha publicitária, outras preferem mostrar a equipe de funcionários para valorizar o trabalho realizado ao longo do ano.

Não há limite para a criatividade na hora de desenvolver qualquer vídeo, mas existem algumas dicas que podem ser seguidas para a produção um bom vídeo de Natal.

1- Use a cor vermelha!

A cor vermelha é muito associada ao Natal. É a cor das frutas consumidas tradicionalmente, bem como dos enfeites e da roupa do Papai Noel. Do ponto de vista religioso, a cor é associada ao sangue de Cristo e ao amor incondicional ensinado por ele.

Em um vídeo de Natal, o vermelho pode estar presente em detalhes: em um enfeite ao fundo, uma peça de roupa, entre outras coisas. É claro que as luzes e os próprios símbolos já vermelhos podem estar presentes: mesmo assim, a predominância da cor pode fazer um vídeo mais belo.

2- Aproveite a música para emocionar

A trilha sonora é fundamental para gerar emoções (falamos disso aqui no blog). E quando o assunto é vídeo de Natal, elas podem ser super variadas: desde as mais animadas e alegres, até as mais emocionantes. Alguns acordes e sons de sino costumam ser muito utilizados nesse período, mas é possível ir para um caminho de evocar mais emoção, se esse for o objetivo – e aí, fuja das músicas tradicionais e foque apenas no que é emocionante!

Se a ideia for fazer um vídeo mais alegre, você pode escolher também sons alegres que não necessariamente sejam associados ao período de festas.

3- Crianças são a magia do Natal

Vai fazer um vídeo mais institucional? Quer uma campanha de natal? Então aposte em crianças! É na infância que ocorre o auge do encantamento com os enfeites, os presentes e as luzes: por isso, aproveite cenas das crianças ganhando presentes, brincando e se divertindo com o Papai Noel.

Se a ideia for reunir os colaboradores, talvez seja uma boa opção reunir os filhos, sobrinhos ou irmãos da equipe, em uma confraternização que tenha crianças presentes!

4- Faça uma retrospectiva

Nem todo vídeo de Natal precisa ter luzes, pinheiros e presentes. Você pode aproveitar o período do fim de ano para fazer uma retrospectiva simples, com fotos e vídeos realizados ao longo dos últimos 12 meses, revivendo os bons momentos e as metas alcançadas.

Homenageie a equipe e destaque as mudanças que ocorreram durante o ano. Se a ideia for fazer algo muito simples, você pode fazer uma colagem de fotos nas redes sociais, seja diretamente em apps como o Instagram ou o TikTok, ou com o uso de algum aplicativo de edição de vídeos simples.

5- Fuja dos clichês

Por fim, uma dica importante é fugir daqueles clichês típicos do período. Se for fazer um vídeo com uma mensagem, procure sair do lugar-comum de expressões como “muita paz” e “muita saúde”: deseje coisas que façam sentido para a realidade da empresa, ou então procure palavras que as pessoas não se acostumaram a ouvir o tempo todo!

Embora as dicas acima falem da cor vermelha e das crianças, por exemplo, é possível fazer isso de forma criativa. Nem tudo precisa ser totalmente no ambiente de Natal, com árvores e enfeites: muitas imagens podem ter outros ambientes e ainda assim continuarem com a cor vermelha em algum detalhe, por exemplo.

Tenha um ótimo vídeo de Natal!

*imagens ilustrativas

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts