jul
Mercado

O que é um vídeo bonito para você? É possível que a sua primeira resposta cite paisagens bonitas da natureza, ou quem sabe uma iluminação de excelência. De fato, são ótimos exemplos de vídeos bonitos, mas infelizmente as paisagens mais belas não fazem nada além de chamar atenção do espectador por alguns segundos.

As pessoas não querem apenas vídeos bonitos. Aliás, muitas vezes nem mesmo imagens incríveis prendem a atenção do público. O que todo mundo quer é acompanhar histórias impactantes.

A história é mais importante!

Repare nos vídeos que viralizam na internet, ou nas campanhas publicitárias que fazem mais sucesso. Repare nos filmes com maiores bilheterias! As belas imagens podem até estar presentes, mas o que as pessoas mais querem é acompanhar as histórias, assistir algo diferente, honesto, encantador de alguma forma.

Acontece que nem todo mundo gosta das mesmas histórias. Algumas pessoas podem se apaixonar por personagens que outras acham chatos. Algumas tramas podem encantar os mais jovens, e não os mais velhos.

Quando você vai contar uma história relacionada à sua marca, é preciso conhecer o público dela para falar a língua deles! É nesse momento que entra um conhecimento fundamental para produtores de vídeo: o marketing.

O propósito do vídeo, o “story” e o “telling”

Quando uma produtora sabe ir além das imagens bonitas e atua com base em seu conhecimento de marketing – como é o caso da 42 Filmes! – ela sabe quem é o público-alvo e busca criar uma história que faça sentido para o propósito daquela produção.

O objetivo do vídeo é vender mais? A ideia é conscientizar o público? Ou quem sabe o propósito seja conquistar novas audiências? Ter consciência do que a produção busca, com noção do público a ser atingido, é fundamental para escrever uma história.

A arte de contar histórias recebe o nome de Storytelling. A história (story) deve ser boa e trazer algum impacto, mas a forma de contar (telling) faz toda a diferença. Procure lembrar-se de alguns filmes que você viu e não tenha gostado muito: talvez eles tenham uma história que não te encantou, mas talvez eles tenham “errado” apenas na maneira de narrar.

Histórias impactantes precisam ser bem estruturadas. E a melhor forma de fazer isso depende de inúmeros fatores. O resultado final pode se converter em vídeos bonitos, mas talvez isso não seja o mais importante.

Qual o retorno das histórias impactantes?

Entender sobre o retorno da produção é outra característica importante de se fazer um vídeo que não é apenas bonito, mas que traz histórias impactantes e uma conversa direta com o público-alvo.

Em Marketing, o conceito de ROI (retorno sobre investimentos) é fundamental para compreender se a produção funcionou para seu propósito. Se não for possível calcular o retorno financeiro direto – como, por exemplo, o valor de vendas que ele converteu – pelo menos o número da audiência pode ser avaliado: esse número é chamado de KPI (indicador de performance).

Assim, uma equipe com preparação em Marketing consegue desenvolver um vídeo com imagens bonitas (se elas fizerem sentido para os seus objetivos), e ainda analisar a forma como ela vai impactar o público e alcançar o que pretende.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts