Talvez você tenha escutado o termo “Direção de Arte” em algum momento, especialmente na época da premiação do Oscar! Nos últimos anos, filmes como Pantera Negra, Era Uma Vez em Hollywood, Duna e Pobres Criaturas ganharam o prêmio na categoria, já como nome de “design de produção”.
*imagem em destaque: Envato (ilustrativa)
Mas, afinal, para que serve a Direção de Arte? E como ela impacta em uma produção? Vamos compreender um pouco do assunto e ver alguns exemplos de práticos:
É uma área multidisciplinar:
A Direção de arte sintetiza as diretrizes estéticas de um projeto audiovisual, seja ele qual for, e realiza na prática as propostas da direção. Uma boa equipe de direção de arte deve dominar diversos conhecimentos, como roteiro e decupagem; teorias das cores; semiótica; cultura geral das imagens; cenografia; entre outros.
Por ser peça fundamental na construção da identidade visual de qualquer produção audiovisual, a direção de arte tem a responsabilidade de definir o tom e a estética da produção. Isso significa que toda a escolha de cores, iluminação, cenários e figurinos passa por esse departamento.

Por que a direção de arte é importante?
Em uma obra audiovisual, tudo é comunicação: a mensagem que se deseja transmitir não está apenas nas palavras do roteiro, mas em todos os elementos gráficos. Um bom direcionamento artístico pode transformar uma cena simples em um momento impactante, criando uma experiência visual impactante.
Isso tem tudo a ver com projetos artísticos, mas também com a comunicação de uma marca. Em vídeos institucionais, por exemplo, o uso de uma paleta de cores coerente com a identidade visual da empresa pode reforçar sua imagem perante o público. No cinema, estilos visuais distintos ajudam a estabelecer atmosferas e emoções que complementam o roteiro.
Vamos entender isso na prática?
1- Campanha nova da Starbucks
No vídeo de retomada da marca Starbucks após período de crise, vemos cenas que simulam uma cafeteria rede. Isso parece ser fácil, mas podemos reparar nos detalhes: a fotografia permite sombras e cores quentes, o que remete a uma ideia de acolhimento em uma cafeteria. As imagens são filmadas de perto, fazendo o espectador se sentir na cafeteria (e só ao final vemos rostos de pessoas). As imagens do café sendo preparado, além de contarem com cores quentes, também mostram uma fumaça quente subindo, o que também aumenta as sensações. Por fim, repare na diversidade de mãos e de nomes que aparecem nos copos: tem de todo tipo, incluindo uma mão com vitiligo, deixando implícito que a cafeteria é “de todos”.
2- Vídeo promocional do Itaú
Neste vídeo com uma conversa entre Fernanda Torres e Rebeca Andrade, o banco Itaú toma decisões que parecem simples, mas fazem toda a diferença para reforçar a imagem da marca. As poltronas de couro transmitem seriedade, a fotografia tem imagens quentes, e repare que até as roupas das participantes estão no tom da marca: Fernanda Torres veste uma roupa de cor muito clara, mas ainda assim próxima do laranja, e Rebeca Andrade veste blusa laranja e brincos laranjas. Pode ter certeza de que foi tudo muito bem pensado pela equipe de direção de arte! Em projetos menores, é claro que a função da direção de arte se acumula com outras. Mesmo assim, todas essas técnicas garantem que cada frame conte uma história por si só, tornando a experiência mais rica e envolvente para o espectador.
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