Quando um novo funcionário é contratado para a equipe de uma empresa, é comum que ele precise passar por um processo chamado de onboarding. Na maioria das vezes, esse processo é feito por meio de vídeos de integração.
No entanto, ainda existem muitas empresas que não perceberam a importância dos vídeos de integração como forma de acelerar, otimizar e escalar os processos.
A diferença entre integração e treinamento
O processo de integração (onboarding) é, via de regra, um treinamento para colaboradores recém-contratados. Uma empresa pode ter vídeos de treinamento que não se enquadram no contexto da integração quando são voltados à reciclagem profissional ou outros focos para colaboradores já integrados à equipe.
O processo de onboarding dos novos funcionários deve obviamente passar por momentos de relações presenciais, incluindo possíveis palestras ou reuniões com líderes, por exemplo. Mesmo assim, existem alguns formatos de vídeos de integração que podem ser produzidos, conforme listamos abaixo.
Boas vindas e apresentação da equipe
A criação de vídeos de integração perpassa a necessidade de fazer, em formato de vídeo, uma mensagem de boas-vindas que apresente a equipe e mostre não apenas as funções, mas também as dinâmicas da empresa, gerando a emoção necessária para fazer o novo colaborador se sentir acolhido.
Normas e regulamentos internos
Toda empresa tem regras de segurança e de convivência. Os regulamentos que determinam como agir em relação a equipamentos, horários de entrada e saída, bem como as dinâmicas necessárias para a rotina local, geralmente são regras que se mantém as mesmas ao longo de muito tempo. Por isso, o formato de vídeo para esta apresentação pode ser uma ótima maneira de treinar um novo colaborador.
Programas de benefícios e informações do RH
Outras informações importantes que também fazem parte do processo de onboarding são as informações sobre os benefícios trabalhistas, bem como informações sobre férias, dias de folga, plantões e outras questões que envolvem o departamento de recursos humanos.
Tour virtual pela empresa ou pelos sistemas e softwares
A empresa conta com muitos departamentos, salas e unidades que nem sempre podem ser percorridas pessoalmente? Pode ser que ela utiliza plataformas, softwares e sistemas diversos em suas máquinas, de forma a exigir que o colaborador tenha acesso a uma grande gama de informações que não bastam ser vistas uma só vez, mas precisam eventualmente ser repetidas e reprisadas para compreensão total.
Se um destes casos fizer parte da realidade da empresa, os vídeos de integração com certeza vão precisar mostrar tudo isso. Você pode gravar um tour por todas as plantas da empresa, ou montar tutoriais completos sobre os sistemas a que o novo colaborador terá acesso. Isso com certeza vai poupar tempo e custos nas contratações futuras!
Expectativas de desempenho
Outro tipo de conteúdo muito importante de ter em vídeos de integração é aquele que explica as expectativas da equipe e da liderança em relação ao cargo a ser ocupado. É fundamental que um colaborador, ao adentrar na empresa, saiba com clareza o que se espera dele e de seu trabalho. Se houver algum tipo de cálculo de metas e desempenho, o formato de vídeo talvez seja o melhor para explicar detalhadamente, com gráficos e dados na tela que auxiliem na compreensão.
A 42 Filmes tem o conhecimento necessário para produzir vídeos de integração. Entre em contato e faça seu orçamento!
Vantagens de produzir vídeos dentro da estratégia de comunicação
[…] os vídeos de treinamento realizados com boa didática e qualidade podem fazer toda a diferença no processo de onboarding (entrada de novos colaboradores). A receptividade ao novo colaborador, bem como o treinamento bem […]