abr
Audiovisual

Animações em stop motion provavelmente fazem parte da sua infância e você talvez nem se lembre. A série de TV Pingu, que mostra um simpático pinguim vivendo histórias voltadas aos pequenos, por exemplo, foi muito exibida na TV. Filmes como A Fuga das Galinhas, O Estranho Mundo de Jack e a franquia Wallace & Gromit são exemplos de animações em stop motion bem conhecidos.

Mesmo com filmes que demoraram muito tempo a serem produzidos devido aos cuidados minuciosos, o fato é que a produção em stop motion pode ser simples e acessível para os casos de investimento em animação.

Vamos entender o que é stop motion e como investir.

Antes de tudo: por que vídeos animados?

O primeiro passo para compreender como utilizar técnicas de stop motion é tratar da animação.

Vídeos animados são excelentes recursos visuais para diversos objetivos de uma empresa. Ensinar conceitos, ilustrar os passos de uma tarefa e representar ideias são algumas das grandes vantagens da animação.

Das maneiras de se fazer animação, a técnica conhecida como stop motion é talvez uma das mais antigas.

De onde veio o stop motion?

Com um nome que significa “movimento parado”, a técnica consiste em tirar diversas fotos de objetos inanimados (como bonecos de massinha, por exemplo) e coloca-las em sequência, de forma a fazer com que o nosso cérebro crie a ilusão de movimento devido às diferenças de posição dos objetos.

Tecnicamente, todo filme é uma sequência de fotos que cria essa ilusão em nossas mentes, mas a técnica stop motion se refere a objetos inanimados. Nos primórdios do cinema, ela era muito utilizada por cineastas ilusionistas, como o francês George Méliès, que se utilizava da técnica para criar situações impossíveis em seus filmes, o que na época representava uma inovação artística sem igual.

Outro cineasta que se destacou na Europa foi o espanhol Segundo de Chomón, cerca de 10 anos mais jovem que Méliès. Dentre os filmes que ele fez, o stop motion se destaca no vídeo abaixo (a partir dos 25 segundos).

Como iniciar a produção de stop motion

Se você viu pelo menos alguns segundos do vídeo acima, talvez já tenha imaginado uma ótima forma de utilizar o método stop motion: vídeos com o passo a passo da montagem de um produto, ou explicando algo por meio de objetos se movimentando “sozinhos”.

Isso significa que há muito espaço para usar a criatividade com vídeos desta técnica. A partir daí, você vai precisar de algumas coisas para iniciar a produção:

  1. Uma câmera fotográfica de qualidade e elementos de iluminação.
  2. Um bom roteiro com a sequência de imagens (não comece a produzir nada sem um roteiro!)
  3. Um software de edição de vídeos (seja ele comum ou focado em stop motion)

A partir de então, procure simplificar o que for possível! Por exemplo: filmes em longa-metragem premiados geralmente possuem quantidades enormes de frames (fotos) por segundo, mas uma produção simples pode conter muito menos imagens, o que pode tirar a fluidez dos movimentos, mas também aumentar o charme.

Confira abaixo alguns exemplos de vídeos para se inspirar:

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts