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Audiovisual

Você já escreveu um texto de locução? O roteiro é fundamental para qualquer vídeo a ser produzido! Até mesmo as produções mais simples precisam de um texto que guie as etapas a serem mostradas em formato audiovisual. Conforme o tipo de vídeo que uma empresa necessita desenvolver, é necessário contar com uma pessoa que fale a mensagem a ser passada.

Muitas vezes utilizamos um locutor, ou seja, uma pessoa que deve apenas falar o texto sem aparecer no vídeo. O roteiro deve conter todo o texto que será dito pelo locutor, e isso nem sempre é uma tarefa fácil: dependendo do assunto a ser abordado, é necessário revisar o texto e garantir que ele esteja devidamente claro e objetivo, para que o público entenda perfeitamente o conteúdo apenas ouvindo o que é dito!

Por isso, é fundamental entender algumas características do texto de locução para que o vídeo tenha o máximo de qualidade. Essas características também funcionam para textos de apresentadores, ou seja, pessoas que vão ler o conteúdo no teleprompter e aparecer no vídeo!

Por que e como ter uma boa locução em vídeos

1- Vá direto ao ponto!

Diferente de textos (como este), que permitem uma introdução detalhada, na maioria dos vídeos não pode “perder tempo” e precisa de uma introdução breve, apenas para indicar ao espectador o que ele vai ver naquele vídeo.

Uma boa ideia é iniciar o vídeo com uma pergunta, como: “Você também tem dificuldades em encontrar os melhores preços de passagens aéreas?”. Outra opção é usar a boa e velha sinceridade: “neste vídeo, vamos falar sobre os melhores softwares de gestão de processos”. Seja qual for a introdução do vídeo, ela não deve ultrapassar muito mais que apenas os primeiros minutos – ou segundos, caso seja um vídeo curto!

2- Fale com apenas um interlocutor

Se o vídeo procura falar com o espectador, utilize palavras como “você” e verbos no singular, em vez de expressões como “Vocês sabiam?” e “Queridos clientes”. Quando uma pessoa assiste a um vídeo, ela busca proximidade, e isso é alcançado quando dá a impressão de que o vídeo conversa apenas com ela, e não com um grupo grande de pessoas. É muito melhor dizer “este vídeo é para você, vendedor…” em vez de “esse vídeo é para vocês, vendedores…”

3- Calcule o tempo e o tamanho do texto

Nada é mais chato do que tentar “enfiar” textos longos em vídeos curtos: locutores apressados e acelerando informações com certeza vão falhar em comunicar o que for preciso. Por isso, é importante ler o texto em uma velocidade razoável sempre que estiver escrevendo o roteiro, buscando assim calcular o tempo que o vídeo precisa. Se for preciso, reduza o tamanho do texto e aposte na economia de palavras.

4- Procure usar frases mais diretas e use menos particípios

Em textos escritos, usamos frases mais livremente, com ordens alternadas e ênfase em fatores mais importantes de acordo com o escritor. Embora não seja proibido usar orações indiretas no texto de locução, é importante criar mais frases diretas, pois as pessoas vão apenas ouvir o texto e precisarão compreendê-lo rapidamente.

Assim, em vez de escrever “Compareça, no dia 22, ao ginásio estadual”, é melhor escrever “Compareça ao ginásio estadual no dia 22”.

O uso de verbos no particípio, ou seja, com a ideia de ações completadas, devem ser reescritos sempre que possível, seja removendo o verbo ou transformando-o em uma oração subordinada. Se você não se lembra desses nomes gramaticais, não tem problema: basta ler o texto e pensar como ele pode ficar mais parecido com algo que as pessoas falam normalmente, no dia a dia. Portanto, em vez de dizer “A Igreja, construída em 1800, reúne grandes obras de arte”, é possível dizer “A Igreja, que foi construída em 1800, reúne grandes obras de arte”. Você também pode trocar uma frase como “É importante que os EPIs sejam usados corretamente” para “É importante utilizar os EPIs corretamente”.

5- Evite frases muito longas

Imagine a seguinte frase: “A nova legislação determina que as empresas desenvolvam um sistema próprio de gestão que contenha todos os procedimentos necessários para definir os impostos”. Se até no texto escrito ela parece confusa, imagine no texto de locução!

Textos assim podem ser divididos: “A nova legislação determina que as empresas devem criar um sistema próprio de gestão. Neste sistema, é preciso que estejam todos os procedimentos necessários para definir os impostos”.

O mesmo texto pode ser resumido: “A nova legislação diz que as empresas devem criar um sistema de gestão que permita calcular os impostos”.

Sempre que tiver uma frase muito longa no texto, procure refletir como é possível reduzi-la!

Por que e como ter uma boa locução em vídeos

6- Pode repetir mais termos, mas não tanto

No texto escrito, geralmente nos preocupamos em não repetir palavras. Se o seu texto quer falar sobre “clientes”, você provavelmente vai usar palavras como “consumidores”, “público”, “pessoas”, “contatos” ou “compradores” para não se repetir. No texto de locução, essa preocupação não precisa ser tão grande, e muitas vezes é importante repetir palavras para que o espectador se lembre do que se trata.

Imagine o texto: “Valorizamos nossos alunos acima de tudo, garantindo a todos a melhor educação possível. Os estudantes são a alma de qualquer sistema de ensino, e é com base na satisfação de cada um deles que estamos sempre buscando novas formas de alcançá-los”.

Em um texto de locução, é possível repetir mais palavras. ““Valorizamos nossos alunos acima de tudo, garantindo a todos a melhor educação possível. Os alunos são a alma de qualquer sistema de ensino, e é com base na satisfação de cada um deles que estamos sempre buscando novas formas de alcançá-los”. Neste caso, escrever “…garantindo a todos os alunos…”, ou “…novas formas de alcançar os alunos” seria demais, mas da forma como ficou, a repetição funciona.

7- Evite palavras rebuscadas (conforme o contexto e o público)

Da mesma forma que ninguém diz frases muito longas, ninguém fala palavras “difíceis” em qualquer contexto. Então, sempre que for revisar o texto de locução, busque simplificar o que for possível.

Mesmo assim, tome cuidado e considere sempre o tema e o público. Em um vídeo para o público geral sobre carros, considere a pergunta: “Você já se esgotou de tantos malefícios do câmbio manual?” A frase pode ser muito mais simples: “Você já está cansado de tantos problemas com o câmbio manual?”

Se o público e o tema exigem termos mais complexos, apenas evite exagerar, como no exemplo: “Devido às vicissitudes na produção da uva Carménère, nossas vinícolas demandaram hercúleos esforços para acelerarmos o processo de maturação nas barricas de carvalho”.

Como a linguagem dos consumidores de vinho combina com formalidade, não é necessário simplificar tudo: “Devido às dificuldades na produção da uva Carménère, nossas vinícolas demandaram muito esforço para acelerarmos o processo de maturação nas barricas de carvalho”.

Boa sorte ao escrever o próximo texto de locução!

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