Um dos mais importantes tipos de produção audiovisual para empresas é o vídeo institucional. Mas o que é um vídeo institucional? Trata-se de um vídeo único que apresenta a empresa e explica seus objetivos, valores, bem como os produtos e serviços oferecidos. Geralmente o vídeo institucional funciona tanto para potenciais clientes quanto parceiros e colaboradores.
Mas o que faz um vídeo institucional ser bom? Há algumas características importantes que podem contribuir para garantir que essa produção seja impactante e memorável para quem assiste, contribuindo assim para o aumento das vendas e uma boa imagem da empresa.
Decidimos, portanto, listar algumas dessas características que fazem um bom vídeo institucional:
Atmosfera semelhante à empresa
Ninguém espera que uma entidade jurídica se apresente com um vídeo despretensioso, assim como não se espera que uma agência jovem e criativa tenha um vídeo sisudo e tradicional. Portanto, é fundamental que a atmosfera do vídeo seja ligada ao estilo da empresa.
Como é a sua empresa? Quais características ela carrega? De que forma isso pode ser passado no vídeo? Caso haja alguma dúvida, uma boa equipe de produção certamente saberá conduzir o vídeo da melhor maneira.
Carisma e falas claras
Se for da escolha da empresa contar com entrevistados dos fundadores ou dos líderes, é fundamental que as pessoas no vídeo sejam desenvoltas e falem de maneira clara. Caso algum dos participantes não se sinta à vontade ou não consiga se expressar da melhor maneira, uma saída é limitar-se ao locutor contratado.
Na maioria das vezes, os entrevistados se saem melhor falando para um interlocutor, ou seja, como se estivessem sendo entrevistados. No entanto, a produção deverá estabelecer a melhor maneira de fazer isso, já que eles podem falar diretamente para a câmera.
A verdade da empresa
Um bom vídeo institucional deve transmitir informações verdadeiras da empresa. É claro que ele é uma peça que visa transmitir a melhor imagem possível da companhia, mas isso não deve ser motivo para publicar inverdades ou dados distantes da realidade.
Se a empresa ainda não tem números ou informações importantes a passar, o vídeo deve limitar-se aos planos e objetivos, sem jamais inventar fatos, já que essa decisão pode se virar contra a empresa no futuro.
Captação e edição cuidadosa
Não importa quem vai ver o vídeo: todas as pessoas conseguem perceber quando assistem a um bom vídeo institucional. A edição e captação das imagens deve ter a melhor realização possível. Cortes abruptos e cenas com pouca iluminação demonstram pouco zelo pela qualidade do vídeo, o que pode transmitir o sentimento de que os serviços ou produtos oferecidos não são dos melhores.
Um vídeo institucional deve refletir, também na sua produção, o nível dos serviços prestados. Por isso, é fundamental que a qualidade do vídeo institucional seja excelente!
.
Deseja um vídeo institucional de alto nível? Entre em contato com a 42 Filmes e faça seu orçamento!
5 vídeos do portfólio da 42 Filmes – e o que aprendemos com eles!
[…] Neste vídeo de apresentação da Casper Digital, parte de um projeto desenvolvido para a Fundação Cásper Líbero, vemos a filmagem de um professor como apresentador. No espaço disponível na tela, foram trabalhados diversos elementos gráficos que, ao serem inseridos na imagem, ajudam na compreensão do tema. Por fim, repare que são utilizadas inserções de imagens do ambiente universitário, feitas no estilo “institucional”. […]