jan
Artigo

No ano passado, Beto Padreca, Diretor da 42 Filmes, imergiu-se no mundo inovador da inteligência artificial, explorando ferramentas emergentes que poderiam revolucionar a produção audiovisual. O convite de Paula Fernandes, diretora de arte e antiga colega de trabalho na Ogilvy, para participar de uma competição de curtas temáticos de Halloween, marcou o ponto de partida para uma trajetória emocionante no cenário das criações cinematográficas alimentadas pela IA.

O primeiro projeto resultante dessa parceria, intitulado “The Framed Presence”, foi um desafio estimulante. Com a participação do talentoso Maurício Tonon, o curta conquistou o segundo lugar na competição, organizada pela renomada Curious Refuge, um centro de educação especializado em inteligência artificial para cineastas.

 

Ainda no final de 2023, uma nova competição chamada “Holiday Contest” surgiu, também promovida pela Curious Refuge. Para esse novo desafio, Paula Fernandes e Beto Padreca uniram forças com Rafael Arinelli, produtor de conteúdo e podcaster do CinemaAção, formando um trio, intitulado Triartistry AI Films.

A proposta era clara: criar um curta-metragem de 3 minutos com o tema de Natal, utilizando predominantemente ferramentas de IA, a trilha sonora da Epidemic Sound e com total liberdade na utilização de voz.

Após um intenso processo criativo, o trio selecionou a ideia que se tornaria “Dragged Holidays”. Consultando especialistas do universo teatral e drag, garantiram que a história fosse autêntica e envolvente. Paula Fernandes concentrou-se na direção de arte e geração de imagens, Beto Padreca assumiu a edição, motion e efeitos especiais, enquanto Rafael Arinelli ficou responsável pela sonorização. Do conceito à direção, todo o processo foi uma colaboração única e coesa do trio.

O curta “Dragged Holidays” conquistou o 1º lugar tanto entre os jurados quanto na votação popular. Caleb Ward, criador da Curious Refuge, expressou seu entusiasmo com o filme, elogiando a equipe:

“Todos vocês fizeram um trabalho incrível com esse filme. Eu realmente acredito que é um dos melhores (se não o melhor) filmes de IA já criados. Suas habilidades de contar histórias, atenção aos detalhes e escrita foram fantásticas”

Caleb Ward
Caleb Ward
Curious Refuge

A 42 Filmes, liderada por Beto Padreca, continua na vanguarda da inovação cinematográfica, explorando as possibilidades emocionantes que a inteligência artificial oferece. Este é apenas o começo de uma jornada promissora, impulsionada pela paixão pela criação audiovisual inovadora.

"As ferramentas de inteligência artificial são vastas e, diariamente, testemunhamos novos avanços e ferramentas emergindo. Embora este seja um território ainda jovem e experimental, é imperativo que estejamos atentos, pois é aqui que se molda o futuro do mercado audiovisual. Nossa missão é extrair o máximo dessas novas tecnologias, guiados pela criatividade e responsabilidade, para redefinir os limites do que é possível na produção cinematográfica."
Beto Padreca
42 Filmes
Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts