jan
Artigo

Uma das palavras-chave do mundo corporativo – especialmente das startups – é “escala” ou sua variante: “escalabilidade”. Trata-se de um princípio importante para empresas que visam o crescimento rápido (como é o caso das iniciativas voltadas à tecnologia), e que podem ser adaptadas para a realidade de diversas empresas no geral.

Esse conceito surgiu especialmente com o avanço tecnológico dos últimos anos, já que é esse desenvolvimento que permite tomar medidas que otimizam algum processo.

A produção de vídeo pode auxiliar muito sua empresa na escalabilidade. Vamos entender como.

Entendendo o que é escalabilidade

O termo escalabilidade determina a condição daquilo que é escalável, ou seja, capaz de crescer rapidamente. Uma empresa com escalabilidade possui uma estrutura capaz de atender um grande número de pessoas ou aumentar a quantidade de clientes sem que seja necessário aumentar os custos na mesma proporção.

Assim sendo, podemos fazer uma comparação: enquanto uma empresa à moda antiga precisaria triplicar os gastos para atender o triplo de clientes (ou produzir o triplo de produtos), uma empresa que aposta em estratégias escaláveis pode conseguir multiplicar o número de clientes por 10 sem que os custos cheguem ao dobro do custo inicial.

Dentre as medidas que podem tornar uma empresa escalável, estão métodos que usam a tecnologia como forma de baratear os custos. Sistemas com inteligência artificial ou algoritmo de automatização podem ser opções, enquanto algumas empresas criam formas de obter a colaboração dos usuários na hora de obter informações.

E você sabia que a produção de vídeos pode ser uma forma de melhorar a escalabilidade?

Como os vídeos podem colaborar com o crescimento da empresa

Mesmo que sua empresa não precise multiplicar o número de funcionários na mesma progressão em que crescem os clientes, é possível que seja necessário contratar pessoas para a equipe. Além disso, a rotatividade de colaboradores sempre vai ocorrer, e pessoas novas terão que se integrar à equipe.

É nesse ponto que a produção de treinamentos em formato de vídeo faz parte da escalabilidade da empresa. Ter vídeos já gravados com as informações necessárias, em vez de oferecer aulas sempre que ocorrer uma contratação, é uma forma de contribuir para processos escaláveis.

É também por esse motivo que cursos online previamente gravados são considerados negócios escaláveis: após os custos da gravação, o curso poderá ser visto por qualquer quantidade de alunos.

É importante compreender que a capacidade de uma empresa ser escalável pode ser medida em várias frentes, que devem se complementar ao modelo de negócios. Portanto, não se trata apenas de uma característica que se tem ou não, mas de um leque de possibilidades que determine “o quanto” o negócio pode ser escalável.

Se os custos são reduzidos após o investimento em treinamentos em vídeo, a escalabilidade da empresa será ainda maior!

Começando a pensar nos vídeos de treinamento

Quando uma empresa tem a necessidade de treinar seus novos colaboradores – ou até mesmo os já contratados que necessitem de reciclagem ou serão promovidos – é preciso determinar quais conhecimentos são primordiais e fixos.

Um treinamento em vídeo pode trazer as questões relacionadas às teorias e conceitos da área da empresa, bem como à segurança do trabalho e regras de conduta. É importante que sejam informações básicas e menos mutáveis, já que as práticas do dia a dia que passam por transformações constantes fazem mais sentido se forem aprendidas com os colegas.

Assim, o treinamento poderá se oferecido a todos, em diferentes momentos futuros. Depois, a busque estruturar a produção com roteiros estruturados, modelos de vídeo que chamem a atenção e que sejam didáticos.

Quer saber mais? Entre em contato com a 42 Filmes!

*imagens: making of de produções da 42 Filmes

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts