set
Artigo

Um bom roteiro é uma das melhores formas de garantir a qualidade dos vídeos de uma empresa. A explicação para isso é que o roteiro é a base: uma história bem contada, um texto bem escrito e uma ideia boa podem ser a diferença entre um vídeo impactante e um vídeo esquecível.

Então, como podemos garantir um bom roteiro para uma empresa? Seja para um vídeo institucional, seja para uma produção publicitária, ou qualquer outro objetivo, é óbvio que ele precisa ter uma história bem contada com começo, meio e fim. Existem diversas listas com dicas para roteiro de vídeos que orientam o uso do storytelling, bem como a aplicação ganchos de destaque nos primeiros segundos e a adequação do tom da mensagem.

Desta forma, é importante destacar que existem outras formas de melhorar o roteiro dos vídeos da empresa.

1- Inspire-se nos melhores

Às vezes, ao preparar um vídeo, nos esquecemos de buscar inspirações. É importante procurar vídeos com os mesmos objetivos ou obras já produzidas anteriormente. A partir delas, é possível se inspirar (sem nunca copiar) e verificar o que faz sentido para a produção do momento. A pesquisa deve demandar uma busca por conteúdo em diversas plataformas, e possivelmente de diferentes países.

2- Estude mais sobre os clientes ou o mercado

Qual o histórico da empresa que terá o vídeo produzido? Para quem o vídeo será divulgado? Que notícias foram publicadas a respeito do assunto abordado? Uma das coisas que mais podem ajudar na escrita de um roteiro é o estudo a respeito do cliente. Por isso, não tenha medo de pesquisar o máximo que puder quando for desenvolver o roteiro. Estabeleça um limite de tempo que se encaixe no prazo e faça o máximo de pesquisa que for possível.

3- Tenha repertório

É muito difícil estabelecer em que momento do processo criativo será necessário utilizar algum repertório específico. O fato é que quanto mais o roteirista souber de filmes, livros, músicas e conhecimento geral, mais ele poderá buscar elementos e referências que enriquecerão o vídeo. Não existe uma receita nem uma quantidade específica de repertório: o segredo é estar sempre antenado em produções culturais das mais diversas.

4- Reescreva

Reescrever é tão importante quanto escrever. Portanto, após escrever as primeiras ideias e desenvolver alguns parágrafos, provavelmente será necessário reescrever, pesquisar novamente e escrever de novo. Após as primeiras revisões da equipe que aprovará o vídeo, provavelmente será necessário escrever novamente. Portanto, não tenha medo de escrever de novo. Prender-se às ideias iniciais é um erro: liberte-se delas!

5- Converse

Não importa qual a organização da produção do vídeo: converse o máximo que puder com as pessoas. Faça reunião com a equipe e converse com os líderes para entender o que eles buscam no vídeo. Converse com pessoas da organização para extrair ideias. Se for preciso, converse com pessoas que entendem do assunto a ser tratado. E se achar que vale a pena, converse sobre o assunto ou sobre o próprio roteiro com pessoas de confiança que, mesmo leigas, possam dar opiniões válidas.

6- Entenda o orçamento

É sempre bom “sair da caixinha” e escrever roteiros mirabolantes ou cheios de ideias, mas nem sempre isso é possível. Às vezes, a simplicidade é a melhor forma de encontrar uma boa solução. O segredo para esse equilíbrio entre ideias inovadoras e sóbrias está no orçamento disponível. É importante que o tamanho do projeto esteja claro desde o começo, então procure questionar como será o resultado final. O valor a ser pago pelo vídeo pode ser uma informação importante, mas não é o fundamental. O crucial é compreender como o projeto final vai ficar e quem estará envolvido. Procure saber se atores poderão ser contratados, se a equipe poderá filmar em locais diferentes, ou se o vídeo será montado com base em imagens já produzidas. Esse tipo de informação é que vai guiar o tipo de criatividade.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts