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O perfeccionismo é uma característica muito comum em diversas profissões, mas os trabalhadores do audiovisual costumam ser mestres nisso! Cada detalhe do som e cada sutileza nas cores é considerado algo muito importante.

Por um lado, é ótimo ter certo nível de perfeccionismo: ele garante que os vídeos serão caprichados e feitos com base em qualidade técnica. No entanto, diante da necessidade de publicar vídeos com produções rápidas e acessíveis, muitas vezes o excesso de zelo pode trazer problemas.

Desde que bem feito!

A frase “feito é melhor que perfeito” deve ser sempre acompanhada pela sua famosa continuação: “desde quem bem feito”. Isso significa que o prazo apertado para publicar um vídeo, ou a necessidade de produzir conteúdo com certa frequência, não devem nunca ser desculpas para produções descuidadas. O som precisa estar com boa qualidade, a imagem precisa ser boa, os letreiros devem estar sem erros gramaticais, e as pessoas precisam perceber que aquilo foi feito com carinho para elas.

Sabendo disso, precisamos ir além e nos perguntar: o que é algo “bem feito”? A depender do público-alvo de um vídeo feito para um canal do Youtube, pode ser que cortes abruptos e legendas feitas às pressas sejam até mesmo bem-vindos por serem divertidos. Dependendo do objetivo da marca, pode ser que um vídeo com áudio baixo funcione na hora de repercutir um meme recente.

É tudo uma questão de compreender o como, por que, e em que condições um vídeo está sendo produzido.

Portanto, decidimos listar os momentos em que o perfeccionismo pode ser deixado de lado.

3 momentos em que o perfeccionismo atrapalha

1- Quando o prazo está apertado

Não dá para publicar a homenagem de Dia das Mães da empresa após a data! Não seria nada bom colocar o vídeo de fim de ano na intranet quando todos já estiverem de recesso! Pode ter certeza: as pessoas não vão se incomodar tanto com um som menos equalizado na mensagem de uma das mães, e também não será um problema se as imagens de drone não estiverem em 4K, por exemplo. Neste caso, o mais importante é que o vídeo chegue na data correta.

2- Quando a frequência é mais importante

Se o seu canal no Youtube precisa ter vídeos semanais e com bom conteúdo, talvez você possa gravar um vídeo pelo celular direto do hotel onde se hospedou. Talvez o público não se importe com um vídeo feito no calor do momento e com áudio de menor qualidade. Se a maioria dos vídeos é feita do estúdio, com iluminação correta e microfone de alto nível, certamente a frequência de publicações pode ser valorizada, pois o público sabe da sua capacidade técnica e entenderá que nem sempre as condições são perfeitas.

3- O público quer rapidez!

Seus consumidores são jovens e estão fazendo brincadeiras com um novo meme? É melhor que o vídeo chegue hoje ao TikTok! Se uma celebridade fez referência à sua marca e você quer realizar uma ação rápida, é melhor considerar o áudio enviado pelo Whatsapp e a edição com “erros de continuidade”, do que perder o “timing”.

No caso de uma marca que quer aproveitar um momento específico da cultura pop, por exemplo, é importante que o vídeo chegue o mais rápido possível, já que aquele “meme antigo” pode ser até motivo de piada entre algumas pessoas – e, acredite, um mês é tempo suficiente para que uma brincadeira perca a graça.

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