maio
Audiovisual

Motion Graphics em vídeos institucionais: o momento certo de usar e como aplicar

Você já deve conhecer o termo motion graphics! Nós já citamos essa técnica em um texto deste blog. Hoje, vamos nos demorar um pouco mais nesse assunto para entender um pouco melhor suas vantagens em vídeos empresariais, especialmente os institucionais.

O que são motion graphics?

O termo motion graphics (gráficos em movimento) trata de uma técnica que combina elementos gráficos, texto, animação e som para transmitir mensagens de forma clara, atrativa e impactante.

Ao contrário de vídeos tradicionais, que terão imagens filmadas e devidamente captadas pelas lentes de uma câmera, os motion graphics permitem criar ambientes visuais personalizados, ou seja, com as cores e aspectos da identidade visual de uma marca, por exemplo. Isso faz com que eles sejam ideais para explicar conceitos abstratos, dados estatísticos ou fluxos de processos — temas muito comuns em vídeos institucionais. Uma empresa que deseja apresentar seus valores, cultura ou diferenciais pode recorrer aos motion graphics para fazer isso com leveza e impacto visual.

Vale destacar que um vídeo não precisa ser inteiramente em Motion Graphics: é possível ter a técnica aplicada a um vídeo com diversas outras técnicas e filmagens tradicionais.

Vantagens econômicas

Além da praticidade, versatilidade estética e conexão rápida com a identidade visual da marca, os motion graphics garantem uma vantagem econômica importante: como os elementos são gráficos e digitais, é mais simples editar, adaptar ou traduzir versões do vídeo para diferentes públicos. Isso significa que vídeos com essa técnica são facilmente atualizáveis, o que é útil para instituições que atuam em vários mercados, precisam de versões em diferentes idiomas, ou trabalham com informações dinâmicas que demandam atualizações constantes, por exemplo.

Com isso, as atualizações dos vídeos tornam-se muito mais acessíveis ao longo do tempo, evitando que produções inteiras sejam regravadas ou refeitas.

O apelo visual é outra questão importante: os motion graphics conseguem prender a atenção em poucos segundos, algo crucial nas redes sociais e no ambiente digital. Quando associados a trilhas sonoras bem escolhidas e uma identidade visual consistente, eles ajudam a reforçar o branding da organização e a criar um conteúdo mais profissional.

Como colocar em prática:

Se você precisa de um vídeo de apresentação institucional, treinamento ou campanhas internas, por exemplo, considere aplicar os motion graphics: eles têm tudo para garantir uma linguagem moderna, acessível e eficaz. É necessário realizar esta técnica com criatividade, planejamento e bastante sincronia com a equipe de marketing. Só assim sua marca conseguirá transformar mensagens complexas em narrativas visuais envolventes.

Conte com a 42 Filmes! Entre em contato conosco.

Confira alguns exemplos:

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts