Basta olhar nosso portfólio no site da 42 Filmes, e você verá que já tivemos a oportunidade de realizar diversos tipos e estilos de vídeo.
Cada formato de produção tem suas facilidades e desafios, bem como vantagens aos clientes, além de servirem a diversos propósitos.
Hoje, vamos analisar algumas das produções que realizamos com os detalhes, as técnicas e algumas informações de bastidores. Você verá que aprendemos e nos desenvolvemos com cada projeto.
Cásper Digital
Neste vídeo de apresentação da Casper Digital, parte de um projeto desenvolvido para a Fundação Cásper Líbero, vemos a filmagem de um professor como apresentador. No espaço disponível na tela, foram trabalhados diversos elementos gráficos que, ao serem inseridos na imagem, ajudam na compreensão do tema. Por fim, repare que são utilizadas inserções de imagens do ambiente universitário, feitas no estilo “institucional”.
Todas essas inserções contribuem para dar dinâmica à produção, aumentando a atenção do público ao qual o vídeo se destina: alunos e parceiros da instituição. Assim, mais do que ter apenas alguém transmitindo as informações em um discurso, as imagens facilitam a compreensão de todos.
Itu 411 anos
Em contexto de retomada das atividades econômicas após o período de isolamento social, a Prefeitura da Estância Turística de Itu celebrou o aniversário da cidade com um vídeo que exige algumas características bem específicas para ter o efeito conquistado.
A primeira característica é a presença de imagens com iluminação quente: trata-se de uma mensagem positiva e animadora, que requer cenas bonitas da cidade, que também promovam conforto ao espectador.
Outra característica é formada pelas imagens feitas com drone, que garantem vistas aéreas da cidade – e que exigiram filmagens em horários com boa iluminação, ou seja, fora dos horários em que o sol se encontra a pino. Por fim, vale destacar o texto e a locução firme e positiva, que evocam a sensação por parte do público-alvo, que é o povo da cidade.
Sítio Kolibri – Delivery de Flores
Com técnica de animação do tipo “motion design”, o vídeo sobre o processo da entrega de flores nas casas é um formato ágil, acessível e bastante prático de produzir. Basta um roteiro e uma locução para acompanhar o processo – embora, dependendo do objetivo do vídeo, possa ser apenas acompanhada de lettering.
O vídeo também foi produzido no período de isolamento social, como forma de incentivar o consumo de flores por parte das famílias, já que elas podem ser boas companheiras em períodos difíceis.
Movimento Duchenne
A organização que visa conscientizar as pessoas para a Distrofia Muscular de Duchenne precisava de um vídeo que transmitisse carinho, cuidado e ao mesmo tempo um alerta para as pessoas conhecerem mais a respeito do projeto.
Para realizar uma produção como essa, foi necessário muito cuidado e mais do que uma diária de filmagens. A câmera no ponto de vista da criança é uma forma de colocar o espectador no lugar da pessoa com essa condição, além de facilitar o processo de filmagem, já que a exibição da imagem de uma criança envolveria uma série de procedimentos burocráticos que encareceriam a produção. Além disso, não seria ideal ter um ator mirim sem a Distrofia Muscular de Duchenne a interpretar uma pessoa com a condição.
Websérie INFI
Por fim, a websérie produzida para o INFI (Instituto Febraban de Educação) tem neste teaser alguns exemplos de todos os elementos possíveis para um treinamento online. São letterings (letreiros) com as informações importantes, informações cuidadosamente elaboradas em um roteiro detalhado, além de inserção de elementos gráficos e uso de cenas externas – sejam elas gravadas ou obtidas em bancos de imagens.
Trata-se de uma produção completa, que tem variação de cenário, a apresentadora surge em diferentes enquadramentos, e todos os elementos necessários para garantir um vídeo didático e ao mesmo tempo pouco cansativo, aumentando assim a atenção e o engajamento do público – algo fundamental quando o objetivo é ensinar.
Comentários