A produção de aulas em formato de vídeo é fundamental para inúmeros projetos, mas um tipo vem ganhando força: a videoaula para concurso. Em 2020, a procura por cursos online cresceu 200% (em função do período de isolamento social), mas notícias recentes de 2023 mostram que a média de alunos matriculados em preparatórios para concursos subiu cerca de 30% – sendo os cursos online mais buscados que os presenciais.
Quem busca produzir videoaula para concurso deve ter em mente que a produção técnica é muito importante. Aqui no blog da 42 Filmes, já comentamos a respeito de questões técnicas, como iluminação, cenário e som. O uso de elementos gráficos e materiais alternativos também foi comentado.
Mesmo assim, existem algumas questões fundamentais que devemos considerar no desenvolvimento de videoaula para concurso.
1- Tenha um plano de aula
Pode parecer óbvio, mas muitos professores ou empresários se esquecem de desenvolver um bom plano de aula antes de iniciar a gravação. É preciso ter clareza do objetivo daquela aula, da ordem ideal dos assuntos tratados, e um bom cálculo do tempo que a aula terá. Aqui, vale destacar que as videoaulas não precisam ter a duração de uma aula presencial. Afinal, o aluno poderá voltar o vídeo, repetir cenas e até mesmo pausar, o que cria uma realidade bem diferente. Há aulas que são dadas por uma hora em sala de aula, mas que podem ser adaptadas para 15 minutos em vídeo, por exemplo.
2- Tenha uma boa definição do público-alvo
Para qual concurso, em específico, é sua videoaula? Trata-se de um conteúdo voltado aos concurseiros já experientes, ou pessoas que decidiram começar a estudar mais recentemente? Sabemos que existem aulas voltadas a uma gama bem grande de alunos, mas é preciso ter um aluno “modelo” em mente na hora de desenvolver o conteúdo e falar para a câmera. A regra de criar uma “persona”, e que funciona para toda e qualquer comunicação, pode fazer toda a diferença nesse tipo de aula, já que ajuda a direcionar a linguagem utilizada e o foco do tema a ser ensinado.
3- A videoaula para concurso é mais direcionada
Aproveitando que uma videoaula para concurso é mais curta e específica (já que os temas podem ser “quebrados” em diversos vídeos, de forma que o aluno assista a cada vídeo em seu tempo), faça com que a aula seja o mais direcionada possível. Com isso, é possível ter uma aula sobre um assunto voltada para concursos do Ministério Público, por exemplo, e depois gravar uma versão da mesma aula, com o mesmo assunto, voltada para outros concursos de outras instituições. É claro que nem sempre isso será possível, mas é algo a se considerar. O direcionamento da aula online deve ser levado em conta como uma das principais vantagens desse conteúdo.
Comentários