Chegou a hora de contratar uma produtora para o seu evento? Ou você precisa escolher alguém para criar seu institucional? Talvez você precise melhorar a produção de conteúdo…
Não importa o que seja, sabemos que a escolha de uma produtora pode fazer toda a diferença para os seus objetivos, e pode ser um desafio escolher qual será contratada. Se esse é o seu objetivo, confira abaixo alguns dos passos que devem ser seguidos!
Definimos 5 passos para contratar uma produtora de vídeo que traga resultados:
1- Observe o portfólio da produtora
Analisar o que já foi produzido por uma produtora é um dos fatores mais importantes para entender o tipo de trabalho que ela realiza. Assista aos vídeos já produzidos pela empresa e avalie se eles transmitem a qualidade que você busca. Observe a iluminação, a qualidade da imagem e os clientes já atendidos.
Caso não haja um portifólio disponível no site da empresa, você pode pedir para que enviem os trabalhos mais recentes. E no caso de uma empresa muito nova, ainda sem muitos clientes atendidos, você pode pedir por referências dos profissionais que vão trabalhar no projeto: muitas vezes, eles trabalharam em outras produtoras antes de abrir a empresa.
2- Converse com os clientes já atendidos
Que tal entrar em contato com as empresas presentes no portifólio? Busque saber se a produtora realizou o trabalho com qualidade, e se a entrega do serviço foi realizada com eficiência. Se a empresa oferecer algum tipo de depoimento de clientes, considere também o que eles dizem, mesmo sendo um conteúdo controlado, e que não trará pontos negativos.
Se não for possível verificar diretamente com os clientes, procure verificar se a produtora faz trabalhos recorrentes a algumas marcas: isso já é indício de que entregam o trabalho com qualidade! Afinal, cliente satisfeito é cliente que volta.
3- Veja se o estilo da produtora combina com o seu
Se você é uma pessoa séria e tem uma empresa tradicional, talvez seja bom procurar uma produtora de vídeo que faça conteúdos semelhantes. O mesmo deve ser considerado caso sua empresa seja disruptiva e diferente.
Assim sendo, busque entender o estilo e o visual da empresa. Quanto mais sinergia entre a sua empresa e a produtora, melhor será para o resultado final.
4- Faça orçamentos e avalie os preços
Após identificar diversas produtoras, você já deve ter pedido orçamento ou conversado a respeito de valores com a equipe de atendimento, certo? Não importa quantas empresas diferentes foram consultadas: verifique os valores cobrados e confronte com a sua realidade financeira.
Assim como em todos os serviços que contratamos, o valor pode dizer muito sobre a empresa, e a escolha pelo valor também deve ser considerada. Não há uma resposta certa para a escolha que você vai fazer: talvez o preço mais barato seja a melhor escolha em função da sua condição financeira, mas talvez o valor mais caro indique um serviço melhor. Preços baratos demais podem indicar um serviço falho, enquanto preços muito altos nem sempre indicam o melhor serviço. Se os valores forem muito diferentes entre si, desconfie e procure entender com outras empresas sobre os valores praticados.
5- Tenha clareza dos seus objetivos
Por fim, ao definir contratar uma produtora e fechar um contrato, você deverá transmitir aquilo que deseja. O briefing a ser passado faz toda a diferença na elaboração do roteiro e na realização das filmagens. Por isso, é fundamental ter uma ideia bem formada acerca do tipo de vídeo a ser feito, do estilo que você deseja imprimir, das referências e das metas estabelecidas para sua marca.
Comentários