Depois de criar um roteiro e captar as imagens, chega a hora de fazer a correção e tratamento de cor. Enquanto muitas pessoas podem achar que se trata de algo menor, vale ressaltar que esse processo é fundamental para manter a qualidade do produto audiovisual.
Também chamada de Color Correction e Color Grading, em inglês, essa técnica de ajustar as cores permite que o resultado definitivo do vídeo atinja uma consistência profissional.
Diferenças entre correção e tratamento de cor
A correção de cor é responsável por reduzir ou zerar as diferenças de iluminação e contraste que foram captadas pela câmera, já que mesmo com o controle em estúdio ou de boa iluminação, é comum que a filmagem tenha inconsistências na coloração. O que se faz na correção de cor é mudar algumas coisas como o balanço de cores (White balance), o ISO da câmera, exposição e contraste, por exemplo.
Enquanto isso, o tratamento de cor é um processo mais artístico. Seu objetivo é criar uma identidade visual única para o filme e assim desenvolver uma atmosfera específica conforme sua estética. É no tratamento que são inseridos determinados filtros, por exemplo.
É por isso que o ideal é que seja feita primeiro a correção de cor, e em seguida o tratamento (grading).
Vamos conferir algumas imagens que nos ajudam a compreender isso?
Abaixo, veja uma imagem do site FXHOME que mostra como o tratamento de cor muda uma imagem. Na foto, vemos que a versão original é muito naturalista, mas não transmite grandes sentimentos, enquanto a versão tratada nos traz uma ambientação mais dramática e reforçam as sombras na pessoa filmada.
Em seguida, a imagem do site StudioBinder faz o mesmo, reforçando a importância das cores fortes e alaranjadas do filme Mad Max: Estrada da Fúria.
A seguir, podemos ver um exemplo de correção de cor, em que tudo o que é feito na imagem é ajustar a “vivacidade” das cores de forma a “somente” deixar a imagem mais parecida com a forma como as pessoas a veriam no mundo real, ou seja, sem a captação da lente com a luz que estava ocorrendo naquele momento, como podemos ver no exemplo abaixo do site Editpapa.
Na produção de vídeos, softwares como o Premiere Pro, DaVinci Resolve e Final Cut Pro estão entre os mais comumente utilizados pelos profissionais.
Comentários