Se o seu objetivo é iniciar um canal de vídeos (seja no Youtube, na Twitch ou até mesmo para outras redes como o TikTok e o Instagram), talvez seja uma boa ideia criar um pequeno estúdio em casa.
Não é necessário colocar muito dinheiro para iniciar seu estúdio em casa, mas é claro que algum investimento será preciso.
1- Tripé para a câmera
A palavra “câmera” não está nesta lista: afinal, entendemos que se trata de um item óbvio. É claro que você pode usar desde uma câmera profissional até o seu próprio telefone celular – a depender da sua condição. O segredo também está na qualidade da lente utilizada, que você pode ir melhorando conforme seu projeto avançar.
Mas o tripé para sua câmera é muito importante, e pode fazer toda a diferença na hora de estabelecer bons ângulos. Quer uma dica boa? Opte por um tripé com boa movimentação para a câmera (como a hidráulica), pois isso vai te ajudar muito na praticidade da sua filmagem.
2- Kits para iluminação
As possibilidades de iluminar seus vídeos são muitas, e não existe uma regra a respeito de qual equipamento comprar. Você pode adquirir aquilo que fizer mais sentido para seu projeto (e seu bolso), desde que jamais dependa apenas da lâmpada da sua sala!
Existem kits de iluminação disponíveis com preços e tipos diversos, mas você pode optar apenas por uma Soft Box, que é uma caixa com luz, capaz de direcionar a iluminação muito bem em um estúdio pequeno. Outra opção que funciona em muitos casos é o Anel de Luz (ou Ringlight), especialmente se for para fazer vídeos no estilo “vlog”, em que somente seu rosto aparece. São saídas que podem funcionar em projetos iniciantes: depois, com o tempo, basta aumentar o investimento.
3- Cenário
Parede branca ao fundo? Cor opaca? Sombra da sua cabeça aparecendo? Tenho certeza que você pode fazer algo melhor que isso no seu estúdio em casa. Dependendo do seu nicho e da temática do conteúdo, opte por prateleiras com livros, ou com enfeites e plantas, por exemplo. Uma janela ou um pequeno jardim também traz uma boa imagem aos vídeos, contribuindo para a qualidade do conteúdo.
Outra dica para garantir um bom cenário é utilizando pequenas lâmpadas ou luzes de fundo, já que a emissão de luzes amarelas, vermelhas ou de outros tons, como de um abajur, por exemplo, contribuem para ajudar no conforto aos olhos do público, gerando boa profundidade ao cenário.
4- Microfone
Não é difícil garantir um bom uso de microfone. Atualmente, os smartphones garantem boa captação, portanto é possível captar o áudio com o smartphone próximo. No entanto, a captação de áudio fica melhor com microfones de lapela ou, a depender do formato do vídeo, com modelos mais visíveis, como os microfones condensadores.
O importante é nunca depender do microfone interno das câmeras, já que eles costumam ter captações abafadas e muito aquém da necessidade da produção, além de deixarem o apresentador refém da proximidade do equipamento, o que certamente vai limitar muito a captação da imagem.
5- Computador adequado para edição
Praticamente qualquer computador mais avançado já permitirá a edição de vídeos e o uso de softwares voltados a essa etapa tão importante da produção. Mesmo assim, é importante testar os softwares escolhidos na máquina à sua disposição para conferir sua capacidade.
Se for preciso, você pode adquirir placas gráficas, processadores e memória RAM separadamente, ainda mais se a ideia for construir um PC aos poucos (sendo essa a grande vantagem da estação de computador em relação aos laptops). Além disso, os computadores iMac e o sistema operacional macOS costumam ser os preferidos dos editores.
6- Isolamento acústico
Mesmo que você esteja um local silencioso, as chances de ter sua produção de vídeos interrompida por barulhos externos é muito grande. Investir nas placas de espuma acústica é uma escolha importante para reduzir os ruídos e ter as gravações mais fluidas. Além disso, elas evitam que o som ecoe pelo recinto, algo muito comum, dependendo do tamanho do seu espaço e da quantidade de móveis.
7- Acessórios de acordo com sua necessidade
Por fim, é importante pensar em elementos que possam ser necessários para o seu projeto, em específico. O uso de teleprompter – algo possível por meio do uso de um aplicativo em um tablet – pode ser uma ótima ideia se os seus vídeos forem totalmente roteirizados. Por outro lado, se você for fazer filmagens ao ar livre, talvez seja mais útil investir em protetores de vento para o microfone.
Outro acessório que pode ser muito útil é um tripé extra, que além de permitir o uso de uma segunda câmera para fazer imagens do tipo “B-roll” (cenas extras para preencher o vídeo com bons cortes), também podem ser usados para sustentar outros equipamentos e talvez até um papel com o roteiro, quem sabe.
Assim, o último dos equipamentos úteis a ser indicado é aquele que vai ajudar no seu projeto.
Comentários