nov
Artigo

Você já parou para refletir sobre o poder que a música tem para gerar a emoção em um filme ou vídeo?

Imagine um casal apaixonado que se abraça na ponta de um navio transatlântico: a imagem pode ser romântica e inspiradora, mas ela será muito maior se tiver uma bela música que combina com o momento.

As pesquisas científicas que estudam os efeitos da música indicam que os sentimentos gerados pelos ritmos são os mesmos em diferentes culturas. Isso significa que uma música triste é entendida como triste em todas as sociedades, enquanto uma música alegre tem o poder de animar qualquer pessoa, independentemente do país, idade, condição socioeconômica, etc. A pesquisa foi realizada no Departamento de Ciências Cerebrais e Cognitivas Humanas do Instituto Max Planck, na Alemanha.

Recentemente, a 42 Filmes editou um vídeo para as redes sociais do Sítio Kolibri que demonstra isso muito bem. Trata-se de uma chamada emotiva para que as pessoas aproveitem os jogos da Copa do Mundo. Repare que a música na trilha sonora contribui para tornar o vídeo ainda mais empolgante, e faz com que ele tenha a capacidade de incentivar o público mesmo em um tempo menor que um minuto.

Um exemplo do poder da música

Um vídeo que pode mostrar muito bem como a trilha sonora tem impacto é um trailer “adaptado” do filme O Silêncio dos Inocentes. O vídeo, feito como forma de brincadeira e publicado no Youtube, busca transformar o filme original – um thriller assustador – em uma comédia romântica.

Ao assistir o vídeo, você pode perceber que a música é um dos principais fatores (embora os cortes e a forma como as cenas são mostradas também tenham função importante) a mudarem a sensação que as imagens passam.

O poder de transportar para outros lugares

A música tem um poder imensurável de transportar os ouvintes para lugares reais e imaginários, momentos recentes e longínquos, sentimentos conhecidos e inéditos. Ouvir música permite que as pessoas tenham as mais diversas sensações, e quando ela vem aliada a imagens, as sensações podem ser ainda maiores.

Dependendo da imagem que é vista, a música pode reforçar uma sensação, mas também pode causar incômodo e até mesmo causar disparidades de sentimentos, como em uma cena aparentemente séria, mas que diante de sons que remetem ao humor passam a sugerir que o momento é engraçado.

O silêncio também é importante

Em outro vídeo produzido pela 42 Filmes, podemos verificar três momentos distintos e os efeitos da trilha sonora. Vamos a eles?

Durante as entrevistas com especialistas e líderes do projeto, a música que preenche o vídeo é inspiradora: traz leveza e conexão com as histórias e o tema do vídeo.

Ao final do vídeo, a trilha sonora passa a ser mais enaltecedora e energética, algo apropriado para alavancar o público e ajudá-lo a se entusiasmar ainda mais com a história que é contada.

O silêncio, no caso desta produção, está no começo: nos primeiros segundos do vídeo, um diálogo doce e bonito é travado entre duas pessoas da instituição, e nenhuma música é tocada. Essa ausência de trilha sonora contribui para que o espectador acompanhe apenas o que é dito, com foco total nas palavras.

Saber o tipo de trilha sonora, bem como o momento certo de utilizar o silêncio, é uma das sensibilidades que precisamos ter ao produzir vídeos.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts

2 comments on “O poder da música para criar emoção”

  • 5 dicas para fazer um belo vídeo de Natal – 42 Filmes

    […] trilha sonora é fundamental para gerar emoções (falamos disso aqui no blog). E quando o assunto é vídeo de Natal, elas podem ser super variadas: desde as mais animadas e […]

  • 7 coisas que a trilha sonora pode fazer em um vídeo – 42 Filmes

    […] falamos sobre o poder da música no desenvolvimento de emoção nos vídeos. De fato, a música é capaz de enfatizar determinados sentimentos e valorizar as emoções que […]

Comments are closed.