ago
Artigo

Como em toda área técnica, o audiovisual é recheado de termos técnicos e muito específicos. Neste blog, já ensinamos algumas dessas palavras difíceis. No entanto, ainda surgem dúvidas sobre diversas outras.

Se você quer saber mais, confira abaixo 11 termos técnicos do audiovisual e entenda o significado de cada um. Assim você não vai ficar perdido na próxima produção audiovisual.

Ângulo

É o termo usado para o posicionamento da câmera. Ter um “ângulo mais fechado” ou “ângulo mais aberto” significa mudar o posicionamento da câmera. Muitos diretores podem dizer que vão “filmar de outro ângulo” para ter mais opções para a edição de um vídeo, por exemplo.

Chicote

Trata-se de um movimento de câmera muito rápido, que busca dar dinamismo para uma cena. É quando a câmera se vira para um outro lado com tanta rapidez que nós vemos apenas uma “mancha” por um breve segundo, e em seguida se fixa em um outro ponto. Muitas vezes, esse movimento rápido pode ser uma ótima forma de prever um corte, ou seja, no meio desse movimento rápido, na edição, o vídeo pode cortar para outra cena. A estratégia pode ser muito boa para deixar um vídeo bem rápido e empolgante.

Dolly

Trata-se de um equipamento para colocar a câmera e permitir que ela seja guiada por um trilho. Assim, é possível aproximá-la ou afastá-la do ponto filmado com firmeza absoluta, ou seja, sem o tremor inevitável das mãos um operador de câmera. Existem equipamentos de Dolly pequenos, que permitem um caminhar de alguns centímetros, e outros longos.

Embedar

O neologismo da língua portuguesa vem do inglês “embed”, que significa embutir um vídeo em uma página. Quando um vídeo é publicado em uma plataforma como o Vimeo ou Youtube, é possível “embedar” o vídeo em uma página, como uma postagem do blog, por exemplo. Assim o público não precisa entrar na plataforma para assistir: basta clicar play diretamente.

Jump cut

A técnica de corte (edição) significa, literalmente, um “corte de salto”. É quando o corte de uma cena salta diretamente para outra, de forma repentina, sem nenhuma estratégia de transição. O jump cut é muito usado em filmes de terror, e também com o objetivo de causar algum incômodo necessário no espectador.

Boom (ou Boom Pole)

O nome Boom Pole se refere, a princípio, ao longo braço (ou haste) que segura o microfone que fica acima das pessoas – e que é muito comum em cenas de bastidores de filmes, onde geralmente tem alguém segurando. No entanto, os profissionais de audiovisual geralmente utilizam a palavra “boom” para se referir ao microfone em si, ou até mesmo à estratégia de captação de som. É comum haver a famosa pergunta: “vamos usar boom ou lapela?”

Microfone de lapela

Se uma filmagem não vai usar o “boom” para captar o som, provavelmente o microfone usado será o de lapela, que leva esse nome porque é pregado à lapela do terno ou casaco (mas pode ser colocado na parte da roupa que for mais adequada). Trata-se de um dos melhores tipos de microfone para captar o som de alguém, mas é um tipo que acaba ficando muito visível, e por isso não é ideal para produções de ficção como um filme, por exemplo.

Plot twist

Em uma história que está sendo contada, o plot twist é o ponto de virada na trama. Em um filme, é o momento em que um personagem se revela o verdadeiro vilão, ou a história toma um novo rumo por meio de uma revelação, geralmente “bombástica”. Em vídeos da produção de conteúdo da sua marca, se você estiver contando uma narrativa, pode ser o momento de surpresa para revelar algo importante ao público.

Tomada/Take

A tomada de uma cena é o período de tempo entre começar a gravação com a câmera e “apertar pause”. O diretor de um filme ou vídeo pode desejar fazer várias tomadas de uma mesma cena, repetindo-a com os atores até que ele tenha o material que busca, ou então opções para a montagem final. Há cenas que podem exigir inúmeros “takes”, mas algumas podem ficar perfeitas logo no primeiro. Na dúvida, é sempre bom ter pelo menos uma segunda opção!

Fade in / Fade out

É o nome do recurso para fazer uma cena aparecer ou desaparecer para uma tela que geralmente é totalmente escura. O nome “fade in” é dado quando uma cena vai começar, e “fade out” é quando ela termina. Um dos mais famosos do mundo é o que ocorre nos desenhos dos Looney Tunes, quando a tela vai se fechando e os personagens interagem com a “bolinha” que se forma no meio da tela preta.

Off (ou ‘voz em off’)

É chamado de “off” toda voz que aparece em uma cena e que não vem diretamente dela. O termo geralmente é utilizado quando se tem um vídeo com um locutor, mas também é comum gravar algumas informações adicionais em off durante a produção de um vídeo institucional, por exemplo – muitas vezes, para que ninguém perceba a fala acrescentada, é feito um corte para imagens ilustrativas!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts

2 comments on “11 termos técnicos do audiovisual que vão te ajudar”

  • 5 maneiras de filmar pessoas – e o que elas significam! – 42 Filmes

    […] Conheça mais termos técnicos do audiovisual […]

  • Foley ou sonoplastia: o que é e qual sua importância – 42 Filmes

    […] produção audiovisual é repleta de termos técnicos. Já falamos sobre muitos deles, mas um merece certa atenção. Trata-se do foley, também conhecido como sonoplastia. O termo é […]

Comments are closed.