Você já deve saber que Marketing Digital é o termo que abrange todas as estratégias no mundo online para a divulgação de uma marca, certo? Talvez você tenha ouvido falar que o Marketing de Conteúdo é um dos tipos de marketing que se pode fazer no meio digital, mas ainda existem algumas concepções erradas sobre o marketing de conteúdo que precisam ser resolvidas – e aqui, vamos focar no conteúdo em vídeo!
Afinal, o que é o marketing de conteúdo? (de uma vez por todas)
Marketing de conteúdo é o nome dado às estratégias das empresas e marcas que buscam conquistar seu público por meio de informações, dados ou elementos que ajudem o dia a dia das pessoas, de forma a contribuir direta ou indiretamente no “caminhar” do público-alvo para que ele se torne um cliente.
A ideia é usar o conteúdo para atrair, engajar e criar uma percepção positiva da marca, estimulando assim a compra em um momento posterior. O foco de uma estratégia de marketing de conteúdo deve ser, portanto, focado no cliente potencial.
Como identificar as pessoas?
Pode não ser fácil identificar um cliente potencial, dependendo do que você vende. As pessoas que podem vir a comprar um produto ou serviço da sua marca são identificadas em algum lugar do funil de vendas. No caso de uma escola de francês, por exemplo, o cliente potencial precisa inicialmente se interessar pela cultura francesa e admirar a língua, para depois dar-se conta de que pode estudar o idioma.
Assim sendo, o marketing de conteúdo de uma escola focada neste idioma pode falar da cultura do país – ou dos escritores, filmes, artistas, etc. Com isso, seria possível identificar o grau de interesse no idioma: se uma pessoa está apenas acompanhando o conteúdo gratuito, ela pode apenas ter um leve interesse, mas se ela cadastrou o e-mail para receber acesso a algo mais profundo, talvez esteja mais próxima de fazer uma compra.
Marketing de conteúdo em vídeo – e um erro comum
O poder do vídeo é inegável. Nos dias atuais, as pessoas consomem cada vez mais audiovisual (como podemos ver com o crescimento do Youtube e das plataformas de streaming), e o marketing de conteúdo em vídeo é cada vez mais importante.
No entanto, muitas empresas ainda continuam fazendo um marketing de conteúdo centrado na marca: falam apenas sobre si mesmas, gravam vídeos sobre os números e dados da empresa, ou reforçam apenas a importância da sua marca. Isso é importante e deve continuar a ser feito, mas marketing de conteúdo é muito mais que isso.
É importante que o conteúdo em vídeo seja também voltado a atender às “dores” do público-alvo, ou seja, dos clientes em potencial. E isso deve ser feito, até mesmo no vídeo, sem o foco direto na marca. Aliás, você pode fazer isso até mesmo sem citar a marca!
No fim das contas, sua marca precisa ser reconhecida por dominar o assunto relacionado ao que ela vende!
Exemplos práticos
Para entendermos melhor, precisamos tentar pensar em situações práticas. Vamos a elas!
Imagine uma marca de produtos eletrônicos ou periféricos de computador: mouse, microfone, controles de games, etc. Com certeza é importante produzir conteúdo em vídeo sobre as peças e produtos da marca, mas o marketing de conteúdo precisa ir além. Vídeos sobre ergonomia para o trabalho no escritório podem ser uma boa ideia, ou quem sabe a marca possa investir em vídeos e conteúdo com análises de softwares. Se os periféricos forem focados nos games, por que não investir em conteúdo focado para esse público?
Um laboratório que produz medicamentos com certeza se beneficiaria da produção de conteúdo voltado à saúde. Se os medicamentos produzidos são, em sua maioria, voltados à área cardíaca, então o conteúdo certamente pode ser focado na saúde do coração! O importante é que o marketing de conteúdo seja sempre voltado a sanar os problemas do cliente potencial, gerando engajamento e confiança: só então o conteúdo diretamente voltado à divulgação da marca terá efeito certeiro!
Como laboratórios médicos podem investir em vídeos – 42 Filmes
[…] podem produzir diferentes tipos de vídeos, seja como publicidade direta, seja como produção de marketing de conteúdo. Podemos citar alguns como ideias […]