maio
Artigo

O termo “Fake News” se tornou tão comum no nosso dia a dia que nós até esquecemos que se trata de uma expressão em inglês. As notícias falsas – também conhecidas por um termo mais popular e mais “direto”: MENTIRA – se disseminam pelas redes sociais e podem causar danos muito mais desastrosos do que apenas confusão.

Decisões políticas e até mesmo situações de violência com resultados trágicos podem decorrer de Fake News. E como todos nós podemos sofrer com notícias falsas, também somos responsáveis por combatê-las.

Audiovisual pode ser enganoso

Até alguns anos atrás, muitas pessoas achavam que um vídeo teria sempre a verdade, em contraposição às notícias escritas e fotos com “montagens” fotográficas. Acontece que hoje em dia já sabemos que até mesmo um vídeo pode conter coisas falsas.

Assim sendo, não é porque uma notícia vem acompanhada do vídeo que tudo é verdadeiro. Muitas Fake News surgem com vídeos antigos que, se não prestarmos atenção, dão a impressão de serem verdadeiros – quando na verdade apresentam algo que aconteceu em outra época ou até mesmo outro país.

É por isso que até mesmo os vídeos devem ser questionados e acompanhados com cuidado. No início da guerra entre Rússia e Ucrânia, surgiram vídeos de cenas de outras guerras com textos que colocavam estes vídeos em outros contextos. O mesmo é muito comum em imagens de câmeras de segurança, com notícias sugerindo que a cena seria com outra pessoa ou em outro local.

Além dessa característica enganadora que um vídeo pode ter, a verdade é que os softwares de edição de imagem têm sido cada vez mais acessíveis, o que facilita a criação de vídeos totalmente falsos.

O mais novo uso de tecnologia de edição de vozes e rostos ganhou o nome de Deep Fake. “Profundamente falso” em tradução livre, é uma técnica consegue fazer o rosto de uma pessoa real de mover e emitir frases que a pessoa nunca disse antes.

Por isso, a atenção precisa ser redobrada sempre que surgir um vídeo aparentemente “bombástico” ou informações que parecem “boas demais” ou “ruins demais” para serem verdade.

O que podemos fazer?

O uso mais importante do audiovisual no combate às Fake News está no fato de os vídeos serem mais fáceis de viralizar. Então, a melhor forma de realizar esse combate está na realização de vídeos que desmintam as Fake News.

Infelizmente, o melhor caminho contra as notícias falsas consiste em criar diversos meios de reprimir o compartilhamento da informação mentirosa e reforçar os fatos como eles são – incluindo medidas de instituições do governo e da sociedade civil. E o poder dos vídeos seguirá com sua importância para isso.

Assim, se a sua empresa ou sua imagem pessoal sofreu um ataque com base em mentiras, aposte no vídeo como forma de reposicionar-se e afirmar os fatos como eles são.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts