Talvez você já tenha ouvido falar do Efeito Kuleshov. Mas será que você se compreendeu tudo a respeito dele?
Primeiro, é necessário compreender que a produção audiovisual tem base no surgimento do cinema e conta com pesquisas e especialistas há muitas décadas. Isso significa que quase tudo que pode ser produzido por uma câmera e publicado em forma de vídeo já tem estudos a respeito.
O Efeito Kuleshov foi um dos primeiros estudos sobre a produção audiovisual, e recebe este nome em função do criador do estudo: Lev Kuleshov. Vamos entender um pouco melhor.
O experimento que explica o Efeito Kuleshov?
O experimento realizado por Lev Kuleshov consistia em mostrar às pessoas a imagem de um homem com expressão facial neutra. Em seguida, ele cortava para uma imagem diferente e tentava entender o sentimento que as pessoas liam da expressão facial do homem. Na cena em que o corte mostrava a imagem de um prato de comida, as pessoas entenderam que ele fazia expressão de fome ou desejo de comer. Na cena em que a segunda imagem era de uma criança em um caixão, as pessoas leram sua expressão como de tristeza. Por fim, na versão em que a imagem seguinte era de uma mulher sedutora, o entendimento era de que sua expressão era de interesse ou desejo por ela.
A explicação do estudo se resume em uma equação: A + B = C. Isso significa que o produto audiovisual é resultado da soma das imagens, e nunca de uma imagem em si.
Como entender melhor o Efeito Kuleshov?
Imagine que você está vendo um filme em que uma mulher está em seu apartamento. Ela olha pela janela e sorri. É somente por meio da cena seguinte, após o corte, que você vai entender mais sobre aquela personagem. Se o filme mostrar uma criança chegando da escola com o pai, você já vai presumir que ela é uma mulher com marido e filho.
No entanto, se a razão do sorriso dela for um entregador com um pacote, você apenas vai entender que ela anseia por algum produto encomendado. Se a cena for de um acidente de trânsito com pessoas mortas ou feridas, talvez a conclusão seja de que ela é uma pessoa má. É claro que a fotografia, a trilha sonora e outros elementos audiovisuais contribuem para que o espectador entre no clima da história a ser contada, mas o fato é que a soma das imagens tem muita importância.

Mas não é só isso!
O Efeito Kuleshov vai muito além de mostrar o sentimento de um personagem. Um dos exemplos mais interessantes para entender isso é uma famosa sequência do filme O Silêncio dos Inocentes, que brinca de “enganar” o espectador, criando suspense com imagens que causam uma ruptura com o Efeito Kuleshov.
É o Efeito Kuleshov que faz com que o espectador tenha uma visão do todo a partir da montagem das cenas cortadas. É por meio desse princípio que, quando vemos uma pessoa se alimentando, e logo em seguida a imagem de um prato de comida, sabemos que aquele prato mostra a comida que ela está se alimentando, e não outra coisa – exceto se a produção audiovisual tiver a intenção de “enganar” o espectador com intenções dramáticas ou humorísticas (como é o caso do trecho de O Silêncio dos Inocentes), mas isso será percebido nas cenas que virão depois.
Como aplicar na publicidade?
A produção audiovisual para publicidade faz uso deste efeito a todo momento. Como as peças publicitárias precisam contar uma história rapidamente, esse princípio ajuda o público a entender o todo. Vamos a apenas dois exemplos que podem ilustrar muito bem e inspirar produções.
No vídeo da empresa de imóveis Zap, vemos que a imagem da janela do vizinho corresponde ao que a protagonista está vendo da sua janela. Há cenas que incluem a atriz no canto da tela, mas em todos os momentos, temos noção de que a imagem da janela do vizinho está no mesmo universo da história que é contada – a de que a protagonista precisa se mudar por ter vizinhos estranhos demais.
No segundo vídeo, a primeira imagem mostra uma mansão. Quando vemos o ator em uma sala usando seu computador, sabemos que ele está dentro daquela casa. O Efeito Kuleshov funciona para todas as cenas que mostram a casa sem a presença dele, pois entendemos que são todos do mesmo local. Na realidade, é bem provável que as cenas do ator tenham sido feitas em estúdio, e não dentro da casa.
Comentários