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Talvez você não tenha pensado nisso, mas um vídeo pode ser fundamental para a construção da memória. Filmes clássicos, documentários e registros audiovisuais históricos são encarados pelo público como forma de registrar a memória de um período ou acontecimento – são esses registros que podem ser veiculados em museus, mostras de cinema e outros espaços de valorização da história.

No entanto, engana-se quem acha que esse tipo de produção não pode ser ampliado para empresas, marcas e projetos em geral. Assim sendo, a 42 Filmes se baseia em produções recentes para questionar: o que acha de produzir um documentário sobre algo que vale a pena ser registrado?

imagem ilustrativa

Documentar a história

A função do formato “documentário” é, como diz o nome, documentar. Transformar histórias, fatos, informações e outros elementos em um documento a ser acessado a qualquer momento no futuro. É claro que documentários, de forma geral, podem funcionar como defesas de uma tese ou denúncias, por exemplo, mas o fato é que todos eles entram para a história como registros duradouros.

Recentemente, a 42 Filmes finalizou o vídeo Legado de Guilherme Gazzola, que reflete sobre os feitos do prefeito da cidade de Itu entre os anos de 2017 e 2024. Foi uma forma encontrada pelo grupo político de deixar registradas, nas paredes da história, suas ações, dificuldades e questões enfrentadas ao longo de oito anos.

Mas essa iniciativa pode funcionar para qualquer coisa: uma marca, empresa ou projeto que chegou a um marco histórico, seja de alguns anos, uma década, ou até mesmo conquistou uma premiação. Contar e refletir sobre como foi chegar até “aqui” é uma ótima forma de registrar algo permanente.

O processo de gravação

Sempre que um documentário vai ser produzido, é importante elaborar as perguntas que serão feitas, bem como um roteiro prévio. O script de um documentário é comumente transformado ao longo da produção, pois tudo depende da captação posterior, o que significa que a obra final é quase toda definida na montagem.

No caso de documentários tradicionais, que dependem de entrevistas, um dos desafios é o agendamento das entrevistas, bem como a escolha do local. Sempre é possível fazer entrevistas nas casas das pessoas, por exemplo, ou na própria empresa (se for o caso). No entanto, se a ideia for transmitir alguma sensação específica, talvez uma locação ou uma paisagem, será necessário organizar a logística das filmagens.

Para saber mais, entre em contato com a 42 Filmes!

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