set
Audiovisual

Você certamente já viu algum vídeo no formato “whiteboard”. São aqueles vídeos em que vemos um fundo branco e uma mão fazendo inúmeros desenhos enquanto um narrador relata as informações.

Alguns anos atrás, o formato de vídeo whiteboard foi muito comum entre Youtubers com projetos chamados de “draw my life”, em que as pessoas contavam suas tajtórias de vida com este formato.

Atualmente, o formato de vídeo whiteboard é muito utilizado em treinamentos e vídeos educativos.

(destaque: imagem ilustrativa – freepik)

Esse tipo de produção traz diversos benefícios, mas requer alguns cuidados. Vamos a eles.

Pontos positivos do vídeo whiteboard:

Clareza e simplicidade: trata-se de um formato de fácil compreensão, e isso permite explicar conceitos complexos de maneira simples e visual, o que facilita a compreensão do público.

Engajamento: quando bem elaborado, o vídeo whiteboard permite uma combinação adequada de narração com desenhos, o que é excelente para manter a atenção do espectador, tornando o conteúdo mais envolvente.

A criatividade é o limite: como esse modelo de vídeo pode ser usado para diversos propósitos, desde tutoriais e apresentações educacionais a vídeos de marketing, por exemplo, ele permite que os produtores e roteiristas soltem suas habilidades criativas para os tipos de desenho a serem feitos.

Economia: já que a produção de vídeos whiteboard não demanda grandes investimentos em equipamentos ou estúdios, ela pode ser feita com modelos simples de edição, e até mesmo de forma manual (com alguém realmente desenhando em um quadro branco, em vez de efeitos digitais).

Agilidade: quando realizada digitalmente, a produção pode ser relativamente rápida, já que uma única pessoa, um único narrador e um bom roteiro podem ser suficientes para realizar um ótimo vídeo.

imagem ilustrativa: flickr

Questões para dar mais atenção:

Roteiro estruturado: como em todos os vídeos, o roteiro pode ser o diferencial entre um conteúdo qualquer e um de alta qualidade. Não confie apenas no modelo de vídeo: capriche nas explicações e na mensagem para que o produto finalizado seja realmente bom!

Qualidade do áudio: como sempre, o áudio é fundamental para conquistar credibilidade. A narração deve ser clara e bem elaborada para evitar distrações e assegurar a compreensão do conteúdo.

Ilustrações coerentes: cuidado com o excesso de criatividade! Muitas pessoas tentam criar ilustrações extremamente elaboradas, o que pode dificultar ainda mais a compreensão. Lembre-se que as ilustrações devem complementar a narração.

Tempo de duração: não adianta se empolgar e fazer um vídeo muito longo! Esse modelo funciona melhor com formatos mais concisos e diretos. Seja sucinto, para manter o interesse do espectador.

Revisão: como o vídeo whiteboard costuma ter muita informação, é importante dar bastante atenção ao texto do roteiro e aos letreiros que podem aparecer na tela. Só assim você garante boa qualidade para transmitir as informações e evitar incorreções gramaticais.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts