ago
Audiovisual

O mercado de healthcare no Brasil se encontra em ascensão e demanda um tipo de produção audiovisual bastante específico: vídeos de treinamentos e orientações. Essa necessidade surge com os avanços de medicamentos, tecnologias e acesso a cursos cada vez mais necessários por parte dos profissionais de saúde.

Tanto faculdades e universidades quanto laboratórios e outras instituições podem demandar cada vez mais a produção de vídeos no mercado de healthcare. Nessas horas, a elaboração apurada de roteiros é fundamental. Por isso, é importante que os responsáveis pelo roteiro sejam profissionais da área, deixando para redatores e revisores apenas os ajustes relacionados ao texto em si, e não ao conteúdo.

Sabendo que a atenção aos roteiros de vídeos desse segmento deve ser ainda mais meticulosa, é necessário comentar as principais razões.

Clareza:

Realizar um roteiro bem estruturado garante a comunicação efetiva das informações, que precisam de total acessibilidade e precisão.  Isso minimiza ainda mais a margem para deslizes e enganos, aumentando a qualidade de atendimento ou a adesão de pacientes, por exemplo.

Adaptação ao público-alvo:

Se o vídeo é produzido para profissionais de saúde, certamente ele deve trazer termos mais técnicos aos quais eles já estão familiarizados. No entanto, os vídeos do mercado de healthcare voltados a pacientes ou públicos mais amplos devem considerar questões que incluem nível de alfabetização, idade, contexto cultural, entre outros. Neste momento, é fundamental que as equipes técnicas de preparação do roteiro tenham esse entendimento.

Precisão das diretrizes

O roteiro de um vídeo de laboratório, clínica ou instituição de saúde deve se conectar fielmente às diretrizes clínicas e às práticas baseadas em evidências. Por isso, é fundamental que o texto a ser dito no vídeo mitigue quaisquer ambiguidades. Administração de medicamentos, procedimentos cirúrgicos e orientações pós-tratamento são alguns dos exemplos de áreas que exigem informações certeiras.

Previsão de dúvidas

O corpo técnico responsável pela criação do roteiro de um vídeo para o mercado de healthcare deve estar atento para o possível surgimento de dúvidas no público a quem o vídeo se destina. Por isso é importante considerar a experiência prévia do responsável pelo roteiro para prever os tipos que questões que podem surgir, respondendo-as no texto.

Elaboração de elementos gráficos

Uma das grandes vantagens da produção de vídeos neste setor é a possibilidade de criação de elementos gráficos que contribuam para o entendimento do conteúdo – os chamados visual aids. Textos, fotos, infográficos, diagramas e outros tipos de imagem podem ser adicionados ao vídeo. O processo de criação desse tipo de elemento deve ser um trabalho conjunto entre roteiristas e profissionais de vídeo, mas é o roteiro que deve servir de guia para a elaboração desse tipo de conteúdo. Nessas horas, a criatividade é fundamental!

Quem sai ganhando com essas medidas é o mercado de healthcare, que consegue transmitir suas informações e mensagens com efetividade ao público.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts