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Mercado

O mercado audiovisual no Brasil – assim como a economia do país como um todo – vive altos e baixos. Nos últimos anos, muitas produtoras vinham enfrentando desafios em relação a oportunidades e mudanças na economia.

Entra ano, sai ano, e as dificuldades estão sempre lá, apenas mudando o tipo, a intensidade e a origem. Como nosso objetivo neste texto é olhar para frente, vamos ver o que vem por aí em 2023.

Mais fomento à cultura e à produção de entretenimento

No mundo todo, as políticas públicas de fomento à cultura são fundamentais para o desenvolvimento da produção audiovisual. Até mesmo nos Estados Unidos, onde há uma indústria bilionária, diversos mecanismos estatais funcionam como estímulo à produção de filmes. No Brasil, os mecanismos de estímulo à cultura devem voltar à tona após a mudança de governo, já que a gestão federal de 2019 a 2022 não tinha intenções de dar continuidade à produção audiovisual.

Aumento dos preços da mão de obra

Se os mecanismos de fomento à cultura são bem-vindos aos trabalhadores e a produtores de entretenimento, é possível que o aquecimento do mercado possa trazer um desafio aos produtores de conteúdo comercial. Isso pode ocorrer porque a oferta de profissionais é limitada, e passa a ocorrer um aquecimento do mercado.

Como consequência, a mão de obra do audiovisual pode passar a custar mais caro (ou ficar mais escassa), geando assim uma inflação nos custos – que pode ser um problema nas produtoras de publicidade, que não atuam com modelos de fomento.

Formato AVOD

O formato AVOD tem tudo para estimular o mercado de produção audiovisual para a publicidade. A sigla significa “Advertising Video on Demand”, ou “Vídeo sob demanda baseado em anúncios”, e vem na esteira da redução do consumo de SVOD (Subscription Video on Demand – vídeo sob demanda baseado em assinatura).

A própria Netflix, gigante do mercado, já estabeleceu um valor mais acessível de assinatura mediante anúncios ao público. O modelo deve crescer.

Storytelling + Storydoing

Uma tendência da publicidade que pode ser importante para a produção audiovisual é o crescimento das estratégias de contar histórias somadas à ideia de “fazer” história. Enquanto as técnicas de Storytelling se limitam a contar alguma história já existente (ou ficcional) para divulgar uma marca, as técnicas de Storydoing se destacam por criar uma relação entre ações realizadas e a história que se deseja contar.

É comum que o sotrytelling seja o resultado de uma ação que envolva gerar algum resultado prático, conectando a marca ainda mais com seu público.

Tecnologias

Algumas tecnologias, como os games, metaverso e inteligência artificial, tendem a mudar a forma como a sociedade consome conteúdo, entretenimento e publicidade. Portanto, é necessário que o mercado audiovisual esteja devidamente atento a essas transformações. Assim, precisamos aprender a lidar com as novas formas de ser criativo e a diferenciar criações artísticas humanas de possíveis criações feitas por robôs e algoritmos. Isso passa pela valorização da diversidade e por atuar de forma a ter as tecnologias acessíveis a todos.

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