dez
Artigo

Fazer um canal e subir vídeos no Youtube é muito fácil. Mas fazer sucesso e obter muitas visitas… aí complica! Com tantos vídeos sendo publicados a cada instante, e com tantos outros já disponíveis, a concorrência é grande.

Para que você tenha uma dimensão da grandeza do Youtube, é preciso entender que a plataforma tem 2 bilhões de visualizações por dia. A cada minuto, são enviadas cerca de 400 horas de vídeo. Ou seja: o seu vídeo é apenas mais um entre milhões.

É por isso que existem algumas medidas que podem ser tomadas para que seu vídeo tenha o máximo possível de visualizações. Todas essas medidas são as famosas estratégias de SEO. Sim! As mesmas estratégias usadas para que seu site receba visitas podem ser utilizadas para que seu vídeo tenha mais gente assistindo!

Para entender alguns processos, é necessário compreender algumas coisas.

Compreendendo o Youtube como fonte de pesquisa

Primeiramente, você precisa entender que o Youtube é a segunda plataforma mais utilizada como mecanismo de busca, atrás apenas do Google.

Além disso, o próprio Google costuma mostrar vídeos do Youtube como principais resultados de uma busca. Por isso, um vídeo com boa estratégia de SEO pode conquistar muitas visualizações.

Existem três fatores fundamentais para que um vídeo (assim como qualquer conteúdo na internet) tenha muitas visualizações:

– Tema muito buscado (assunto de interesse de muitas pessoas);

– Metadados bem estruturados (tags, informações e título);

– Conteúdo de qualidade que responde ao que o público busca.

Assim sendo, confira abaixo um pouco mais sobre esses três fatores que você deveria melhorar em seus vídeos no Youtube:

1- Defina o tema do conteúdo baseado nos assuntos relevantes

Pode parecer simples, mas nem sempre é. Definir os temas do conteúdo a ser produzido pode ser um desafio, especialmente dependendo do assunto da sua marca.

O segredo para encontrar temas relevantes é procurar no Google e nos Analytics do seu site as pesquisas mais realizadas a respeito do assunto que você aborda. Além disso, você pode utilizar ferramentas como a Semrush e o Vid IQ. Enquanto a primeira tem o serviço “Topic Research”, que dá insights de temas relacionados, a segunda mostra informações do comportamento dos usuários no Youtube, mostrando coisas como o volume de busca e concorrência na rede de vídeos.

2- Abasteça os metadados (mostre seu conteúdo aos “robôs)

Os metadados são todas as informações de um vídeo (e páginas ou outros tipos de conteúdo) que mostrem ao sistema de busca quais informações esse vídeo contém. Quanto mais ajustados eles forem, mais o vídeo terá chances de ser indicado ao público, com o máximo de precisão em relação àquilo que o público busca.

Ao publicar o vídeo, você verá que é possível acrescentar “tags” ao vídeo. É importante entender que as tags NÃO SÃO as “hashtags” (que devem ser usadas nas outras redes sociais): tratam-se de etiquetas de temas e assuntos relacionados ao conteúdo do vídeo. É importante utilizar o máximo possível de tags, de preferência com os assuntos relacionados mais buscados na plataforma, além de termos usados por canais concorrentes.

O espaço de descrição do vídeo deve ser usado como um texto de blog: repita a palavra-chave ao longo do texto, escreva o máximo possível a respeito do vídeo, com informações complementares, e até mesmo o conteúdo presente em forma de audiovisual (se for uma receita, por exemplo, você deve colocar a receita inteira em formato de texto). Lembre-se: o Google vai encontrar seu texto na descrição do vídeo tal qual ele encontra textos em blogs e sites, então as táticas de SEO funcionam igualmente.

Pode acrescentar links no texto da descrição? Tecnicamente, os links colocados no texto de descrição do vídeo podem atrapalhar a retenção do público na plataforma do Youtube (ou seja, as pessoas saem do site ao clicarem para ver sua página no Facebook, por exemplo). Com isso, os links que levam o usuário a sair do Youtube tendem a atrapalhar um pouco na entrega dos vídeos. Recentemente, muitos canais passaram a postar os links em comentários fixados, para que os links não apareçam. De qualquer forma, links para sites duvidosos (com coleta de dados tipo phishing) e landing pages não devem ser postados.

Por fim, é importante investir em legendas nativas do Youtube. A plataforma gera legendas automáticas que podem ser ajustadas para o tempo correto das falas, bem como a correção das palavras que vierem erradas. A partir daí, pessoas de outros países podem acompanhar o vídeo por meio de traduções automáticas da legenda, sem contar que a acessibilidade para surdos fica ainda maior. Além disso, se você tiver a possibilidade, pode colocar legendas em outras línguas, também.

3- Faça um conteúdo de primeira

Por fim, vale a “regra número 1” de todo e qualquer conteúdo a ser publicado na internet: a qualidade. Produza vídeos com a melhor qualidade de imagem e som possível. Faça conteúdos que realmente ensinem algo ao público (ou que sejam realmente divertidos, se esse for o seu foco). Além disso, é importante ir direto ao ponto: na internet, as pessoas não gostam de “enrolação” e “barrigas”: elas abandonam o vídeo na metade. Portanto, ser sucinto e objetivo é fundamental!

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts