A edição de vídeos, também chamada de montagem, é fundamental. Trata-se da etapa final de produção de um vídeo, e por isso é também chamada de “pós-produção”, ou apenas “pós”.
Geralmente, quando uma empresa contrata uma produtora de vídeos, a edição é o momento em que há menos participação do cliente, já que muitas vezes ela requer um trabalho mais solitário, em que um editor fará as experimentações, escolhas de cenas e correções minuciosas de áudio, entre outras coisas. Somente após a finalização, o vídeo editado é enviado para o cliente aprovar ou sugerir mudanças.
Por isso, é fundamental compreender algumas informações sobre a edição de vídeos.
É um trabalho artístico e técnico
A edição de vídeos é um trabalho técnico que exige conhecimentos de softwares e técnicas para fazer cortes, determinar o tempo correto das cenas, entre outras coisas. Mesmo assim, trata-se de um trabalho artístico, que envolve criatividade e bagagem cultural. Mesmo os vídeos mais “tradicionais” exigem algum tipo de referência do cinema ou de produções anteriores.
Exige muito tempo
É comum que alguns clientes pensem que um vídeo possa ser editado em alguns minutos, mas não é verdade. Dependendo do tipo de edição, é possível que se gaste horas de trabalho para finalizar poucos minutos. Tudo depende do projeto, mas o fato é que muitos vídeos podem demorar diversos dias para serem finalizados (no caso de filmes para o cinema, são meses de trabalho para um longa de duas horas).
É importante que o tempo da edição seja respeitado! Converse sempre com a equipe para negociar o tempo de edição.
Não é capaz de solucionar tudo
Tem uma frase que já se tornou folclórica nas produções audiovisuais: “a gente resolve na pós”. A frase significa que, na hora da edição, um determinado problema pode ser resolvido ou “disfarçado”, mas ela raramente é baseada na realidade.
É claro: existem pequenos problemas que podem ser amenizados por um bom editor, mas é importante entender que a edição não faz milagres. Microfones com chiado, falhas de captação e erros de gravação muitas vezes acabam sendo visíveis no resultado final. É por isso que todo o processo de produção de vídeos precisa ser cuidadoso.
Não significa efeitos especiais
A edição ou pós-produção não tem relação com os chamados “efeitos especiais”. Existem alguns macetes que podem ajudar o vídeo, como uma iluminação que disfarça a textura da pele de um entrevistado, por exemplo, mas não conte com efeitos muito diferentes. No caso de uma produção mais cara, que precise de algum tipo de criação tridimensional ou elementos gráficos complexos, o processo necessita de mais tempo e requer um planejamento prévio.
Portanto, se você quiser algo mais “mirabolante” no vídeo, converse logo no início da produção para que a equipe possa se planejar devidamente, com o orçamento necessário e os técnicos de efeitos visuais, que geralmente são diferentes dos editores.
Envolve mais do que cortes
Muita gente acha que a edição de vídeos envolve apenas os cortes das falas e a seleção das imagens, de forma a determinar o que vem antes ou depois. Isso é fundamental, mas esse processo também inclui a correção de cores, o uso de filtros para as imagens, o ajuste de sons, a escolha de trilha sonora, e muito mais!
Na produção cinematográfica, geralmente essas etapas são feitas por pessoas diferentes (existe a função de “colorista”, que é quem trabalha apenas com as cores, por exemplo). No entanto, vídeos promocionais e institucionais costumam reunir essas etapas no processo de edição.
Já foi um trabalho manual “feminino”
Nos primórdios do cinema, a edição era um trabalho feito majoritariamente por mulheres. Isso ocorreu porque, como os filmes eram feitos em películas, o trabalho manual de recortar os filmes e colar uns nos outros exigia um processo manual semelhante ao da costura, o que fazia com que os produtores buscassem mulheres para realizar.
Fica melhor quando o editor está envolvido na produção
Ao entender melhor como funciona a edição de vídeos, é comum que algumas pessoas pensem que “qualquer um” pode fazer a edição, já que é só enviar o material bruto para que a pessoa desta função finalize o vídeo. Embora isso seja possível, a qualidade do trabalho do editor está muito ligada ao quanto ele está envolvido na produção.
Portanto, é fundamental que a pessoa tenha acesso ao briefing e conheça bem o cliente. Se for a mesma pessoa que trabalhou na captação do vídeo, melhor ainda: ela já saberá das melhores imagens e das ideias que surgiram ao longo do projeto.
.
Precisa de ajuda na produção e edição de vídeos? Entre em contato!
Correção e Tratamento de cor: qual a diferença? – 42 Filmes
[…] Depois de criar um roteiro e captar as imagens, chega a hora de fazer a correção e tratamento de cor. Enquanto muitas pessoas podem achar que se trata de algo menor, vale ressaltar que esse processo é fundamental para manter a qualidade do produto audiovisual. […]