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Na estratégia de produção de conteúdo da sua empresa, provavelmente o podcast é uma possibilidade viável. Com custos mais baixos que a produção de vídeo, o programa de áudio tem diversas outras vantagens, como a criação de proximidade com o público-alvo e a possibilidade de aprofundar-se em temas e assuntos diferentes.

Nos últimos anos, o Brasil, que já era um dos principais mercados consumidores de podcast do mundo, deu um salto de qualidade e quantidade de programas disponíveis. Isso ocorreu após a entrada de grandes players do mercado na produção de podcasts, como os grupos Folha e Globo.

Segundo notícia recente da Exame, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, atrás somente da Suécia e da Irlanda. Os números mais recentes indicam que os podcasts mais escutados no Brasil são o “Horóscopo Hoje” e “Mano a Mano” (dados de março de 2022).

Dentre os inúmeros podcasts existentes, os formatos variam bastante. O primeiro colocado no ranking, por exemplo, tem episódios muito curtos com as previsões dos signos, enquanto o segundo traz entrevistas de cerca de duas horas.

Por isso, você pode escolher entre diferentes formatos de podcast para a sua marca.

Confira os principais:

1- Entrevista:

O formato de entrevista pode exigir apenas um apresentador e convidados que responderão às perguntas em cada episódio. O podcast de uma empresa farmacêutica pode entrevistar médicos e especialistas em saúde, assim como um podcast de esportes pode se dedicar a entrevistar atletas e técnicos, por exemplo.

2- Monólogo:

O podcast informativo geralmente funciona melhor em episódios curtos: notícias dadas por um locutor ou informações pontuais sobre determinados temas podem ser simplesmente ditas pela apresentadora ou apresentador. Há podcasts em formato de monólogo que se propõem a algo mais artístico, com declamações de poesia e textos, por exemplo.

3- Bate-papo ou “mesa de bar”:

O formato mais popular de podcasts vai um pouco além da ideia de entrevista por ser mais informal, e muitas vezes trazer mais de um apresentador. Neste formato, a ideia é debater assuntos diferentes

4- Reportagem (storytelling):

Os podcasts com o formato de reportagem se assemelham muito às reportagens televisivas: trazem um narrador contando uma história, com entrevistados dando declarações mais breves, trilha sonora incidental e edição geralmente um pouco mais minuciosa. Alguns dos mais famosos são do gênero “true crime”, que contam histórias de crimes (solucionados ou não) com bastante dramaticidade.

5- Educativos ou “de formação”:

Muito semelhantes às reportagens e monólogos, o podcast educativo se diferencia essencialmente por seu propósito: tratar de um assunto amplo com o propósito de ensinar as pessoas a dominarem um conhecimento. Os podcasts de formação podem ser monólogos, reportagens, e até usarem técnicas de storytelling, mas também costumam ser mais duradouros em seus assuntos, além de operarem de forma diferente em plataformas educacionais, por exemplo (sem a preocupação com o feed de atualizações dos aplicativos de áudio).

No fim das contas, o mais importante é que a sua marca defina qual projeto de podcast será possível e efetivo na relação com o público-alvo. É fundamental que a audiência tenha acesso às informações de que precisa para realmente ser fidelizada e entrar no funil de vendas. O podcast tem o poder de agregar os ouvintes com um senso de pertencimento ímpar, e a escolha do formato deve ser feita com base nessa busca.

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Imagens:

Capa: imagem de bastidores da 42 Filmes

Imagem 2: Imagem de Freepik

Imagem 3: Imagem de pikisuperstar no Freepik

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