jul
Artigo

A necessidade de treinamentos nas empresas é cada vez mais latente. Com os grandes números de demissões em períodos de crise, seguidos por momentos de recontratação, é esperado que diversos setores da economia se vejam diante da necessidade de criar treinamentos personalizados para seus colaboradores.

Existem formas diferentes de melhorar o aprendizado e desenvolvimento das equipes nos setores da indústria, serviço e comércio. Além das aulas presenciais em universidades e escolas técnicas, os cursos online permitem o aprendizado por meio de videoaulas e plataformas de ensino diversas.

Sites como o Udemy, Educamundo e Skillshare, entre muitos outros, permitem que os funcionários das empresas se desenvolvam tanto por iniciativa própria, quanto por estímulo das empresas. Os temas das aulas são dos mais variados, indo de Educação Especial e Inclusiva, Primeiros Socorros e Línguas Estrangeiras a aulas de Python, Java e Gestão Empresarial.

Custos e investimentos das empresas

De acordo com o relatório “Panorama do Treinamento no Brasil 2021/2022”, publicado pela ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), 69% das ações de treinamento organizadas pelas empresas são online (gravadas ou ao vivo). Em média, cada colaborador brasileiro estuda 24 horas por ano, e as empresas investem, anualmente, R$758 em treinamento por colaborador. Como comparação, o relatório apresenta dados dos Estados Unidos, onde o investimento anual é de US$1.267 por funcionário, e a média é de 35 horas.

O índice de treinamento em formato EAD gravado (ou seja, sem aulas ao vivo) é de 28%, e vem chegando perto do patamar do treinamento presencial (33%). As vantagens são muitas, e mostram como há espaço para crescer neste formato.

Redução de custos e direcionamento personalizado

Os cursos existentes em plataformas de ensino geralmente apresentam um problema: a falta de direcionamento personalizado às necessidades da empresa. Desta forma, se uma empresa necessita que certos funcionários entendam de gestão, com certeza boa parte dos treinamentos prontos vai se basear em realidades diferentes.

Um treinamento em formato EAD que trate da realidade específica pode fazer toda a diferença: direciona os investimentos para aquilo que realmente importa, e ainda se torna mais barato quanto mais pessoas fizerem: o custo de produção é fixo e realizado uma só vez!

Treinamentos em forma de animação, aulas roteirizadas ou até mesmo aulas gravadas podem fazer toda a diferença!

Quando uma empresa desenvolve seus próprios treinamentos personalizados, a relação custo-benefício pode ser impulsionada a partir do momento em que o treinamento é realizado com bom planejamento e qualidade: aulas bem filmadas e devidamente organizadas servirão como base para o desenvolvimento dos colaboradores.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!

Related Posts

2 comments on “Treinamentos personalizados contribuem para redução de custos”

  • Como aplicar escalabilidade na empresa com vídeos – 42 Filmes

    […] nesse ponto que a produção de treinamentos em formato de vídeo faz parte da escalabilidade da empresa. Ter vídeos já gravados com as informações necessárias, […]

  • Como atualizar os vídeos de treinamento – 42 Filmes

    […] falamos diversas vezes sobre vídeos de treinamento aqui no blog da 42 Filmes. Eles ajudam na redução de custos, padronizam o processo, permitem o engajamento e acesso remoto, entre outras vantagens. No entanto, […]

Comments are closed.