Você certamente já deve entender a importância do treinamento corporativo e da qualidade das videoaulas.
Já comentamos aqui no blog sobre a importância de se realizar um programa de treinamento em vídeo nas empresas: a redução de custos, padronização do ensino dos processos da empresa, controle do consumo das aulas, segurança de acesso e engajamento costumam ser os principais fatores do treinamento para os funcionários novos.
Mesmo assim, é importante entender que existem algumas formas de melhorar a qualidade das videoaulas a serem explicadas a seguir.
Invista em animações
Se os vídeos de treinamento da empresa exigem que sejam apresentados números, valores, gráficos e esquemas mais complexos, pode ter certeza de que os desenhos ajudam consideravelmente no processo de entendimento do colaborador
Assim, em vez de uma pessoa falando números, ou de imagens estáticas na tela, as informações gráficas contribuem para aumentar a qualidade das videoaulas.
Seja bem-humorado!
Ninguém gosta de assistir a uma pessoa “carrancuda” por horas a fio. Dependendo do treinamento corporativo oferecido aos colaboradores, o tempo de dedicação pode exigir muitos dias de dedicação. Assim, para tornar o clima mais agradável e, consequentemente, mais propício ao aprendizado, é importante criar momentos de descontração.
Repare que descontração e bom humor não precisam remover a seriedade da situação. Não se trata de fazer piadas ou ser leviano com as informações: apenas de dar um tom de leveza e permitir que o espectador relaxe em alguns momentos. Esse tom de leveza pode vir na fala, nas cores e até mesmo nos gráficos a serem exibidos.
Utilize ferramentas de interação
O ser humano é um ser social, e nós ainda vivemos um período em que a interação faz toda a diferença. Na plataforma de videoaulas, há espaço para que o colaborador faça comentários? Os vídeos pedem que as pessoas mandem as dúvidas? Há alguém disponível para sanar dúvidas?
A interação vai muito além de dar espaço ao funcionário em treinamento. Ela também é mostrada na maneira com que as informações são passadas, e reside na maneira de dar continuidade ao processo das videoaulas, que podem envolver a realização de pequenos projetos ou atividades, por exemplo.
Faça atualizações de forma inteligente!
Depois que o treinamento já está pronto, com todas as videoaulas gravadas, é possível que sejam necessárias algumas atualizações ao longo do tempo. E existem diversas formas de fazer isso.
Uma maneira de atualizar o treinamento para aumentar a qualidade das videoaulas é utilizando o mesmo vídeo e reeditando as informações e dados dos gráficos, por exemplo. Basta manter a gravação original e fazer as mudanças na sala de edição.
Outra forma é, claro, refilmando algumas das videoaulas. Não tem problema se for necessário mudar o professor da aula, por exemplo, visto que não é um problema deixar claro que houve essa melhoria!
Se tiver alguma parte do treinamento corporativo com apenas dados e informações em tela, é possível atualizar apenas o áudio, por exemplo, de forma a precisar apenas de um locutor que não aparece.
Melhorar a qualidade das videoaulas passa mais confiança e tranquilidade ao colaborador, provando a ele a preocupação da empresa com sua formação. Por isso, esse tipo de mudança é sempre bem-vindo!
5 fatores fundamentais em uma videoaula – 42 Filmes
[…] A produção de videoaulas é uma realidade em inúmeros tipos de empreendimento. Não apenas faculdades e institutos de ensino, mas também agências, instituições bancárias e até mesmo indústrias podem encontrar a necessidade de gravar cursos e treinamentos. […]