Se a sua empresa busca vender produtos ou serviços para outras empresas, e não ao consumidor final, saiba que existem muitos caminhos para se produzir vídeos para vendas B2B. Sim: ao contrário do que muitos pensam, os vídeos não precisam ser voltados apenas ao consumidor final.
Para entender mais sobre isso, precisamos voltar um pouco e entender duas coisas: o mercado B2B e a importância dos vídeos.
O que é o B2B e qual a diferença?
O processo de vendas mais “conhecido” da maioria das pessoas é chamado de B2C, que significa “Business to Consumer”, ou seja, é destinado ao consumidor final. O processo B2B (Business to Business) ocorre quando a venda é feita para uma outra empresa.
O consumidor final, por exemplo, pode fazer uma compra por impulso ou se basear em características como a beleza do produto ou o fato de a marca ser mais sofisticada. Já o comprador de uma empresa tende a realizar uma compra com mais critério técnico, além de fazê-la considerando a forma como ela vai beneficiar as vendas do seu negócio.
É comum que as vendas B2B sejam feitas em maior quantidade ou valores mais altos. Assim sendo, é provável que uma empresa de máquinas agrícolas feche um contrato de longo prazo para recebimento de um tipo de peça, em vez de simplesmente comprar de empresas diferentes quando precisar. O mesmo é feito quando empresas exigem uma prestadora de serviços.
Vídeos ajudam a vender?
É inegável o fato de que conteúdo em vídeo contribui para aumentar as vendas. Uma pesquisa da Rock Content feita há alguns anos indicou que os vídeos podem aumentar em até 70% o Brand Awareness. A mesma pesquisa indica aumento de mais de 50% no tráfego das páginas após campanhas de vídeo. Outras pesquisas também indicam que vídeos são mais compartilhados, e ainda geram mais cliques e mais interação.
Quando o foco do vídeo não é o público consumidor, e sim outras empresas, a lógica segue a mesma. Afinal, são pessoas que verão os vídeos e tomarão decisões. E o conteúdo focado em informar, argumentar ou até mesmo emocionar o espectador continua funcionando com compradores de empresas, que são o foco dos vídeos para vendas B2B.
Para refletir sobre o que a sua empresa pode fazer, podemos pensar em alguns exemplos.
Como pensar em vídeos para vendas B2B?
Marcas que produzem vídeos para o consumidor final precisam entender bem o seu público e em que “lugares” ele está. Jovens acessam redes sociais diferentes, mulheres veem diferentes programas de TV, fãs de esporte acompanham eventos da área, e assim por diante!
A mesma lógica pode ser aplicada aos vídeos focados em campanhas, Branded Content ou Marketing de Conteúdo voltado a outras empresas. É uma questão de se perguntar: como eu atinjo essas pessoas com os vídeos?
A resposta pode estar em newsletters, plataformas internas para clientes, ou conteúdo de vídeo em blogs (e se você não quer que seus vídeos fiquem em canais populares como o Youtube, pode optar pelo Vimeo, por exemplo). Até mesmo redes sociais podem funcionar muito bem, com impulsionamentos focados em empresários e pessoas do ramo.
Um exemplo muito citado de vídeo focado em vendas B2B é uma série produzida pela AmSe, empresa de extintores, que produziu vídeos informativos para trabalhadores da área de segurança e combate a incêndio. Repare como o vídeo não é pensado no consumidor final, e sim nas empresas que vão fazer a instalação:
Acesse clicando aqui: https://fb.watch/c1Q01Xu8aQ/
Outro exemplo, produzido pela 42 Filmes, é o projeto Ensino à Distância, da Saraiva Educação. Com cursos para professores, o conteúdo da editora é voltado a escolas e profissionais, e certamente pode estreitar os laços da empresa com todos que fazem parte de sua comunidade. Os professores e escolar são mais do que consumidores da marca: são parceiros.
Um bom exemplo, agora de uma empresa internacional, é o vídeo de vendas da Salesforce, empresa de soluções em relacionamentos com o consumidor. Por meio de técnica de storytelling, o vídeo mostra os benefícios do serviço de forma bem humorada, para que outras empresas façam a contratação.
O que você vende? Como você pode informar seus compradores com um vídeo? Quem precisará ter acesso a esses vídeos? Respondendo a estas questões, você terá o caminho para produzir seus vídeos para vendas B2B.
Precisa de ajuda? Entre em contato com a 42 Filmes!
5 etapas da produção de vídeos que poucos conhecem – 42 Filmes
[…] Você sabe muito bem que existem diversas etapas da produção de vídeos. Da concepção ao roteiro, passando pela preparação do cenário, captação, colorização e edição, existem tarefas variadas e participação de diversos profissionais na produção. […]