Alguns anos atrás, as filmagens aéreas eram difíceis e caras de se fazer, mas hoje elas se tornaram quase um lugar-comum para alguns produtores. Afinal, eles costumam gerar imagens atraentes e eficientes.
Drones são aeronaves não tripuladas, também conhecidos como RPA – Remotely-Piloted Aircraft (aeronave pilotada remotamente, em inglês). Cada vez mais acessíveis, os drones se tornaram uma mão na roda (ou melhor, uma mão na hélice!) para produtores e equipes de filmagem.
Para fazer filmagens com drones, é necessário tomar alguns cuidados. E depois, é possível se inspirar em vídeos já feitos.
É isso que queremos mostrar:
Filmando com drone dentro da lei
Infelizmente, seria muito arriscado se qualquer pessoa pudesse utilizar esse equipamento sem nenhum controle. Privacidade, invasão e outros problemas precisam ser evitados por meio de uma legislação relacionada aos drones.
Por isso, um drone precisa estar homologado na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e cadastrado na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os adesivos das duas agências precisam ser colados no drive com os devidos números de registro.
Qualquer tipo de voo realizado por um drone, seja recreativo ou comercial, precisa ter seu plano de voo seja cadastrado no DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e autorizado com base em diversos protocolos, incluindo limite de altura, distância, entre outros.
Além disso, os voos comerciais (como são aqueles realizados por produtoras para algum cliente), o drone precisa ter o seguro RETA (Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo), que garante indenizações em caso de acidentes.
Durante o voo comercial, ou seja, para filmagem de algum serviço, é preciso ter um documento de análise de risco assinado, e deve ser portado durante todo o período de filmagem.
O que filmar com um drone
É claro que filmagens aéreas são geralmente atraentes à maioria das pessoas. Vistas de cima costumam ajudar a mostrar a beleza e abrangência de um local.
Prédios, fazendas, festas ao ar livre e áreas verdes costumam ser excelentes para se filmar com drone. É importante atentar-se ao fato de a imagem ficar mais bonita (ou não) vista de cima. Algumas empresas, por exemplo, podem ter seus telhados e vistas gerais mais “feios”: neste caso, dê foco à fachada da empresa e ambientes de gramado, por exemplo.
Em caso de vídeos institucionais, por exemplo, as imagens aéreas são excelentes para momentos de transição, bem como início e fim do vídeo. Dependendo da produção, a imagem com drone pode ser ótima para ser utilizada em um momento de mostrar a dimensão de um local ou evento.
Como filmar com o drone
Na hora de fazer seus vídeos com drone, é importante não exagerar nas múltiplas possibilidades de movimentos de câmera, já que o vídeo pode ficar confuso ou incômodo. Existem algumas sugestões que podem contribuir para imagens mais agradáveis.
Faça movimentos controlados e vagarosos: assim você garante cenas suaves e evita momentos abruptos, que podem trazer problemas na hora da edição. O mesmo pode ser dito em relação a acelerar e desacelerar o drone, já que fazer esses movimentos de forma rápida deixa a filmagem menos profissional.
Use movimentos laterais e de travelling: virar a câmera para os lados sem sair do seu eixo principal (a menos no começo) pode garantir ótimas imagens panorâmicas de uma paisagem. Já o travelling, que consiste no movimento da câmera de fazer um “voo para frente” por uma distância grande pode trazer ótimas imagens dos mais variados locais.
Preste atenção no tempo e na luz: embora a previsão do tempo seja uma aliada de quem vai utilizar um drone, o ideal é prestar atenção na direção e intensidade do vento, que pode mudar em poucos minutos. Quando o assunto é luz, talvez você queira filmar em dias ensolarados, em vez de nublados, mas períodos do nascer e pôr do sol serão certamente melhores do que o horário em que o sol está a pino!
Inspirações!
Abaixo, confira algumas imagens feitas pela 42 Filmes para seus clientes, e inspire-se.
A ação de marketing com inúmeros drones certamente precisou deles para fazer as filmagens!
O vídeo da Prefeitura de Itu contou com imagens aéreas feitas na cidade:
Os vídeos feitos para o Sítio Kolibri podem ser utilizados nas mais diversas produções:
Regulamento para uso de drones: o que você deve saber? – 42 Filmes
[…] falamos um pouco sobre drones aqui no blog: explicamos sobre a sigla RPA (Remotely-Piloted Aircraft) e contamos que a Anatel e ANAC regulam o […]