Documentário como forma de ensinar o público
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Audiovisual

Já se foi o tempo em que a palavra “documentário” era associada a vídeos enfadonhos e monótonos exibidos em escolas e museus. Nos últimos tempos, o vídeo documentário passou a ser utilizado nos mais diferentes estilos e com os mais variados objetivos. Canais do Youtube produzem documentários para atrair a audiência, bem como produtoras se dedicam a relatar histórias verdadeiras. Em serviços de streaming, como a Netflix, os documentários são parte importante das produções disponíveis.

Isso indica que o vídeo documentário deixou de ser “chato” há muito tempo, e hoje pode significar diversão e entretenimento a muitas pessoas. Mesmo assim, ele não deixou de ter a função de ensinar ou contar fatos verídicos ao público.

No entanto, o documentário pode ser mais um aliado das empresas e organizações: ele também ajuda a engajar e educar as pessoas em relação a um tema específico!

Pensando em todas essas questões, é importante compreendermos um pouco melhor sobre o assunto para saber quando produzir um vídeo documentário.

O que é um documentário?

Antes, precisamos entender melhor o que é um documentário. Existem várias respostas possíveis para definir o que é um documentário:

1- Trata-se de um documento audiovisual que apresenta um ponto de vista;

2- É uma produção artística não-ficcional que busca explorar a realidade.

Assim sendo, o documentário se difere das reportagens jornalísticas, que devem buscar algum tipo de imparcialidade, via de regra.

Não existem regras para como um documentário deve ser feito: alguns acompanham fatos, documentos e dados junto de um locutor que narra tudo sem aparecer, como no curta-metragem “Ilha das Flores”.

Enquanto isso, há os documentários em que os diretores e produtores aparecem na câmera, posicionando-se como um grupo que busca documentar aquela realidade, e um grande exemplo é o filme brasileiro “Cabra Marcado Para Morrer”.

Por fim, há também os documentários que tentam “esconder” a produção e apenas acompanham uma determinada história com uma câmera “silenciosa”, e podemos citar o exemplo dos filmes “Honeyland” e “Colectiv”, ambos indicados ao Oscar em 2020 e 2021, respectivamente.

A função de um vídeo documentário

Considerando esses fatores, podemos dizer que o documentário tem a função de educar um determinado público. Assim sendo, um vídeo documentário pode ser produzido com diversos objetivos. Entre os exemplos, podemos citar: campanhas de conscientização por parte de organizações governamentais ou ONGs; campanhas de grandes marcas em prol de alguma transformação (uma marca de cerveja que deseja reduzir o lixo, por exemplo); ou até mesmo documentários que contem a história da própria marca e da empresa em uma situação de rebranding.

Portanto, podemos dizer que a função educativa e de ensino dos documentários pode ser utilizada para diversos fins, e todos são benéficos, já que visam orientar o público a respeito de um tema, e com um ponto de vista bem definido.

Como produzir um bom documentário?

De maneira simples, podemos dizer que a produção de um vídeo documentário deve seguir alguns passos básicos:

Primeiro, defina um tema e o briefing da produção. Qual o objetivo? Como será a veiculação do filme?

Depois, estabeleça os custos gerais da produção e comece a desenvolver o roteiro com base do investimento que será possível.

Faça escolhas baseadas no estilo e no orçamento. Assim, uma produção mais cara pode contar com coleta de imagens específicas, enquanto uma produção mais barata pode necessitar de imagens de banco de vídeo. Se houver mais dinheiro para investir, a presença de pessoas renomadas pode ser benéfica, enquanto uma produção mais barata pode contar com mais cenas apenas com dados na tela e locução. Se a ideia for contar a história de uma pessoa, um orçamento baixo pode me fazer gravar uma única entrevista, mas um orçamento alto pode permitir que eu passe dias filmando a rotina dela.

Tendo essas escolhas em mente e um roteiro compatível finalizado, é só colocar a “mão na massa” e seguir com o processo de captação e edição.

Por fim, o vídeo documentário deverá seguir para a veiculação: exibição na TV, nas redes sociais ou em outras plataformas, que devem estar de acordo com o objetivo final.

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